José Américo assume Secretaria

0
836

Pasta tem como objetivo a articulação política do governo com a sociedade e com a Câmara Municipal de São Paulo. Aprovação da Lei de Uso e Ocupação do Solo está entre os desafios da secretaria.

O deputado estadual José Américo Dias assumiu na manhã da terça-feira (25) a Secretaria Municipal de Relações Governamentais. Ele substitui Alexandre Padilha, que deixou a pasta para assumir a Secretaria Municipal da Saúde nesta semana. Durante cerimônia de posse, o prefeito Fernando Haddad mencionou alguns dos desafios que o novo secretário terá de enfrentar até o final da gestão.
“Esperamos que o Zé Américo tenha a mesma competência que ele teve à frente da Câmara aqui na Secretaria de Relações Governamentais, mantendo um bom nível de interlocução com os vereadores e, aproveitando ainda essa legislatura para completar a legislação urbanística que está em tramitação. Se concluirmos esse mandato aprovando a Lei de Uso e Ocupação do Solo, a Operação Arco Tamanduateí e o novo Código de Obras [e Edificações] fecharemos com chave de ouro um futuro promissor e revigorado para a cidade de São Paulo”, afirmou o prefeito, referindo se ao período em que Zé Américo, como vereador, presidiu a Câmara Municipal da Cidade de São Paulo.
Em seu discurso, o novo secretário citou a sua experiência na Câmara justamente como um recurso que o ajudará na gestão municipal. “Esse cargo é extremamente importante porque coordena as ações políticas do governo na Câmara e na sociedade. Na Câmara eu tenho uma experiência bastante grande. Espero desenvolver essa missão com paciência, sensibilidade e determinação para que a gente possa, na Câmara Municipal de São Paulo, cuidar da expectativa de cada vereador”, afirmou.
Alexandre Padilha citou a aprovação de projetos que visavam a reestruturação de planos de carreira, tais como o da Guarda Civil Metropolitana, como um dos frutos bem sucedidos de sua relação com a Câmara nos seis meses que esteve à frente da Secretaria Municipal de Relações Governamentais. Em sua despedida da pasta, destacou o quanto o diálogo é importante para a execução de projetos que tenham como intuito o interesse do cidadão.
“Esses seis meses me fizeram acreditar ainda mais na importância da política. Em momentos em que a gente vive um período de insatisfação, de intolerância e uma escalada de desrespeito com as pessoas pelas posições que ela tem é muito importante que valorizemos a política para que a convivência entre opiniões distintas sejam cada vez mais harmoniosas, respeitando-se as diferenças”, disse.
Por fim, o Prefeito Fernando Haddad elogiou a forma como o legislativo municipal vem atuando. “A Câmara tem sido mais do que uma apoiadora do governo – o que não é o seu papel -, ela tem sido uma apoiadora da cidade de São Paulo. Eu diria tem poucos parlamentos no país que tem uma produtividade tão grande como hoje tem a Câmara do município de São Paulo.
O cerimônia de posse foi acompanhada pela viceprefeita Nádia Campeão, por secretário municipais, deputados e vereadores, entre os quais Antonio Donato, presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

Leave a reply