Moradores de SP têm de esperar até 4 meses para retirar árvore da calçada

0
1765

Previsão da Prefeitura é que, com laudo contratado por especialista particular, prazo para remoção e poda caia para 10 dias. Processo hoje é todo feito presencialmente.

Há uma semana entrou em vigor uma lei que permite que os moradores da cidade de São Paulo contratem especialistas particulares para fazer um laudo e realizar a poda ou remoção de árvores que estejam em áreas privadas.

Mas, para quem precisa resolver problemas com árvores que estão em espaços públicos, como calçadas, ainda sofre, porque técnicos da Prefeitura apresentam alternativas diferentes e área é de responsabilidade pública.

Os cidadãos dependem de um aval da Prefeitura sobre o que podem fazer no calçamento, que é de sua responsabilidade. Atendentes do número 156 da Prefeitura informam que o cidadão não pode mexer na área.

Segundo a Prefeitura, em alguns casos, precisa esperar quatro meses para o atendimento – 120 dias.

O secretário adjunto do Verde e do Meio-Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Ricardo Viegas, diz que, se o cidadão já apresentar o laudo privado, “com recomendação de grau de emergência”, pode acelerar o prazo e o processo.

Nestes casos, se em 10 dias a Prefeitura não se manifestar reprovando o laudo, a poda e a remoção podem ser liberadas.

Por enquanto todo o processo tem que ser feito de forma presencial, mas, segundo o secretário, nos próximos 15 dias é possível que o pedido e o envio de laudo possam vir a serem feitos através de formulário na internet.

Por Phelipe Guedes

Leave a reply