Mutirão nos Bairros realiza mais de 4.200 atendimentos em Itaquera

0
610

Ações integradas de zeladoria, trabalho, saúde e cultura foram realizadas na região da Zona Leste

O Mutirão nos Bairros deste sábado (11) realizou mais de 4.200 atendimentos em Itaquera, na Zona Leste da capital. O projeto coordenado pela Secretaria Municipal das Relações Sociais reúne iniciativas de várias secretarias.

“É um programa que retoma as ações participativas junto à comunidade. A gente junta aqui as ações de zeladoria, de cuidar da praça e cuidar da rua, às ações de cuidar das pessoas. Temos várias secretarias, todas aquelas que oferecem serviços diretos às pessoas”, comentou o prefeito Bruno Covas, que esteve no local, visitando cada uma das atividades desenvolvidas realizadas na região central do bairro, na Praça da Estação, entre 9h e 15h.

Além dos atendimentos realizados agentes de secretarias como Saúde, Diretos Humanos e Cidadania, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Cultura e Subprefeituras, foram executadas benfeitorias como capinação de mato, limpeza de galerias, operação tapa-buraco, pintura de guias e grades, assim como varrição. Houve poda de árvores e plantio de mudas.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou oito tendas, nas quais foram oferecidas orientações sobre atividades físicas e alimentação saudável, além de informações sobre combate às arboviroses (dengue, Zika vírus, chikungunya e febre amarela). Desde as 9h da manhã, a população formou pequenas filas no local para receber vacinação contra febre amarela e influenza, além de atendimentos básicos como aferição de pressão.

“Eu estava passando aqui, para ir ao ponto de ônibus e resolvi medir. Nunca tinha medido”, declarou Raimundo Moises, de 62 anos, que apresentou alteração de pressão arterial. Outra moradora do bairro que apresentou o problema foi Tamires Araújo de Almeida, 29 anos. “Eu sou hipertensa e meço a pressão com frequência. Estava passando por aqui e resolvi medir. Gostei da iniciativa”, disse. Os dois, assim como todos os moradores que apresentaram anomalia na medição de pressão, foram encaminhados a uma outra equipe, que recolhe o contato e endereço. Ao longo do mês, profissionais de Saúde fazem visitas a esses endereços e providenciam encaminhamentos a tratamento, quando é o caso.

Leave a reply