Prefeito apresenta oficialmente secretários para a Prefeitura de SP

0
742

O prefeito eleito João Doria apresentou mais oito secretários que vão fazer parte da nova Prefeitura de São Paulo. Outros cinco nomes já haviam sido anunciados na semana passada. Segundo o tucano, a equipe montada vai permitir à cidade avançar “oito anos em quatro”.
Doria rasgou elogios à futura equipe e fez questão de ressaltar o currículo dos selecionados, afirmando que não houve nenhum tipo de indicação política na definição do secretariado. “Este é um ensinamento do setor privado. Tenha um bom time, uma boa equipe e você terá mais chances de sucesso”, afirmou Doria após a apresentação dos colegas de governo
O prefeito eleito disse ainda que quer implantar o que chamou de “padrão Poupatempo” na cidade. Ele elogiou o funcionamento do órgão estadual e definiu até prazo para a meta: “Nós teremos 12 meses para que este padrão de qualidade possa permear todas as secretarias, todas as áreas, as prefeituras regionais e os serviços públicos da nossa cidade”.
Secretários
Quem vai comandar a pasta da Fazenda é Caio Megale, que era associado do Itaú até novembro de 2016. Antes, foi economista do Lloyds Asset Management, Gávea Investimentos e Mauá Investimentos, da qual foi sócio fundador e economista-chefe. Megale é formado em economia pela USP, com mestrado na PUC-Rio.
O empresário Wilson Poit, ex-presidente da SP Negócios, assume a Secretaria de Desestatização, que vai gerir parcerias com a iniciativa privada. Foi presidente da SP Turis na gestão municipal de Fernando Haddad, quando participou da modelagem inicial de algumas PPP’s, entre elas a da iluminação pública, do Anhembi e da concessão do Pacaembu. Até então apartidário, filiou-se este ano ao Partido Novo.
Sérgio Avelleda, ex-presidente do Metrô, foi escolhido para a secretaria de Transportes. Advogado especialista em gestão pelo Insper, ocupou a gerência jurídica do Metrô de São Paulo entre 2002 e 2007. No mesmo ano, foi consultor da Organização das Nações Unidas junto ao Parlamento Nacional da República Democrática do Timor Leste. Entre 2008 e 2011 foi presidente da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Período em que também foi membro do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transporte Público. Presidiu o Metrô de São Paulo entre 2011 e 2012 Metrô de São Paulo, acumulando ainda a presidência da Associação Latino Americana de Metrôs Subterrâneos. Em 2013, foi Diretor do Metrô do Rio de Janeiro.
Daniel Annenberg, ex-presidente do Detran e eleito vereador pelo PSDB, será o secretário de Inovação e Tecnologia. Ele é formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Como responsável pelo Detran-SP, comandou a reestruturação do órgão entre 2011 e 2016. Também trabalhou na Secretaria Especial da Reforma Administrativa da Prefeitura de São Paulo.
Heloísa Proença, que já foi secretária de Planejamento entre 1999 e 2000, assume a secretaria de Desenvolvimento Urbano. Proença é formada em arquitetura e urbanismo pela USP. Foi presidente da Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo em 2005 e coordenou, pela Prefeitura de São Paulo, projetos de parceria do setor público com a iniciativa privada que, segundo a equipe de Doria, geraram mais de R$ 400 milhões de recursos extra-orçamentários aos cofres públicos.
Julio Serson, presidente de uma rede de hotéis, é o novo secretário de Assuntos Internacionais. É formado em administração de empresas pela FGV e tem especialização em administração e negócios pela Universidade de Harvard (EUA). Fundou junto com o pai o Grupo Serson, que atua nas áreas de hotelaria, turismo, agropecuária e imóveis. Foi secretário de Esportes e Turismo do Governo do Estado de São Paulo, na gestão Mario Covas, e também presidente da Associação Brasileira da Indústria e Hotéis.
Fabio Santos, vice-presidente da agência de comunicação CDN, será o secretário de Comunicação. Foi também repórter de política de O Globo e atuou na empresa Folha da Manhã SA, que edita os jornais Folha de S.Paulo e Agora São Paulo.
Por fim, a jornalista Soninha Francine, eleita vereadora, será a secretária de Desenvolvimento Social. Trabalhou como redatora, diretora, colunista e apresentadora em diversos veículos de comunicação: MTV, ESPN-Brasil, TV Cultura, Folha de São Paulo, Rádio Globo-CBN e no canal GNT. Foi eleita vereadora em 2004 e 2016. Em 2009, assumiu a Subprefeitura da Lapa e, em 2011, dirigiu a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades. Soninha foi também coordenadora de políticas para a Diversidade Sexual do Governo de São Paulo e, há três anos, fundou a Associação CASA Bodisatva, que atua junto a moradores de rua e de favelas.
Will SoaresDo G1

Leave a reply