Gazeta São Mateus

Idosos têm orientação sobre sintomas da Doença de Parkinson

Idosos têm orientação sobre sintomas da Doença de Parkinson

Idosos têm orientação sobre sintomas da Doença de Parkinson
abril 19
13:01 2018

No dia 11 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Parkinson. Pensando nisso, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Idoso Sudeste, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), promoverá uma campanha para conscientização sobre o tema. O objetivo é discutir alternativas de tratamento com pacientes e seus parentes, abordando as principais perdas de funcionalidade de quem sofre com a doença.
O Parkinson é uma doença neurológica progressiva que atinge o sistema nervoso central, provocando a degeneração de células de uma região do cérebro que produz dopamina. São atendidos de 40 a 60 casos da Doença de Parkinson por mês na unidade.
Profissionais do AME Idoso Sudeste irão prestar esclarecimentos no mês de abril a grupos de pacientes agendados e distribuir folhetos explicativos, com orientações específicas de fonoaudiologia, fisioterapia e musicoterapia, atividades importantes que fazem parte do tratamento não medicamentoso e são realizadas por equipe interdisciplinar multiprofissional.
“A fisioterapia, por exemplo, tem como objetivo proporcionar independência ao idoso nas suas atividades diárias e promover maior qualidade de vida. Já a musicoterapia é uma nova abordagem para a Doença de Parkinson e ajuda a melhorar a marcha, o controle motor, a linguagem e a cognição”, explica Marcia Maiumi Fukujima, diretora do AME.
“A fonoaudiologia terá como estratégia a utilização de técnicas e procedimentos que visam trabalhar as áreas de comunicação, expressão corporal e facial e deglutição” esclarece Eliana Tiemi Hayama, gestora da gerontologia da unidade.
Todo o material da campanha foi elaborado pelos próprios profissionais do Ambulatório, incluindo fonoaudióloga, fisioterapeutas e especialistas em gerontologia e neurologia. A campanha conta ainda com o apoio da Academia Brasileira de Neurologia e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
Parkinson no Brasil e no Mundo
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que cerca de 1% da população mundial acima dos 65 anos é portadora da Doença de Parkinson. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 200 mil pessoas sofram da doença.

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment