Pneus jogados ao ar livre podem provocar dengue nas proximidades do Ceu Alto Alegre

0
1399

Imagina-se que todas as pessoas já saibam que qualquer recipiente que possa acumular água, mesmo que em pequena quantidade, pode virar um criadouro do mosquito transmissor da dengue. Em várias regiões do país é no lixo que se encontra o principal criadouro do Aedes aegypti e especialmente nesse ambiente o número de casos de doenças tem decrescido quando comparado com o ano passado.
Outro local muito recorrente para proliferação do mosquito transmissor em quantidades significativas tem sido em borracharias e em depósitos a céu aberto de pneus em desuso que com qualquer chuva acaba armazenando em suas cavidades internas quantidades suficientes para o criadouro.
E foi numa situação dessas que os visitadores domiciliares encontraram um foco temerário na região. Na Avenida Bento Guelfi, sem número em uma área com parte da vegetação nativa preservada um número elevado de pneus aguardam serem removidos daquele local. A sua proximidade com o Ceu Alto Alegre é um indicador da emergência de sua remoção. Um número elevado de crianças circula nas proximidades uma vez que estudam ou desenvolvem atividades no centro de educação unificada.
Vale lembrar também que a atual situação de escassez no fornecimento de água em São Paulo tem levado as pessoas a reservarem água, principalmente de chuva em condições nem sempre tão adequadas. Sem proteção e expostas ao ambiente esses reservatórios improvisados podem fazer recrudescer o reaparecimento das ocorrências de dengue na cidade.

Leave a reply