Poder público e sociedade juntos pela qualidade de vida

0
935

Em 2007, aprovamos a lei 14.489, de minha autoria, para oficializar no calendário do município a Corrida do Aricanduva, cuja 14ª edição foi realizada há alguns dias. Tive o privilégio de fazer o mesmo com a Prova Pedestre Corrida Rústica de São Mateus (lei 12.258), com a Prova Pedestre Corrida do Parque São Rafael (15.906) e com a Corrida de Pedestres do Bairro do Tatuapé (lei 15.341).
Outra de nossas leis (16.114) inclui no calendário oficial da cidade o Passeio Ciclístico do Aricanduva.
Temos batalhado ainda, por meio de emendas parlamentares e outras ações, pela construção e a reforma de CDCs e quadras de esporte, além da melhoria, ampliação e manutenção nos campos de futebol da cidade.
E agora apresento a você mais uma boa notícia: a aprovação, em segunda votação, do nosso projeto de lei 601/2016, que inclui no calendário da cidade a Caminhada do Coração Dr. Algis Waldemar Zuccas, promovida pelo Rotary Club de São Paulo Alto da Mooca há 17 anos.
Todas essas medidas estimulam a saúde, proporcionam liberdade e a integração com o meio ambiente. A administração municipal deve ser sensível a estudos que mostram, por exemplo, que as doenças cardiovasculares são a principal causa das mortes no país. Cerca de 30% da população é vítima dessas enfermidades.
Sabe-se também, conforme a Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), que o número de mortes provocadas por doenças cardiovasculares é quase o mesmo que o causados pelo câncer e por causas externas, como atropelamentos, assassinatos e acidentes do trabalho.
Claro, é importante parar de fumar para reduzir a taxa de diabetes e a artrose, e evitar fatores como a obesidade, diz o instituto.
Mas o estímulo ao exercício também contribui para reduzirmos a incidência de doenças e de mortes.
Por isso, estamos muito felizes com a perspectiva de inclusão da Caminhada do Coração Dr. Algis Waldemar Zuccas no calendário do município. É um evento de conscientização para a prevenção de doenças cardiovasculares de que participam, todos os anos, cerca de 1,5 mil pessoas de todas as idades.
Inclui prestação de serviços como medição de pressão arterial e ocular, teste de glicemia, orientação de limpeza bucal, teste de PSA, atendimento ginecológico e orientação nutricional, medidas preventivas que permitem uma melhoria na qualidade de vida, a partir do incentivo às práticas saudáveis.
Essas ações são gratuitas, feitas com trabalho voluntário e com o material doado por empresas e outras instituições parceiras.
Agora, a iniciativa deverá atrair mais crianças, adultos e idosos.
Todos essas atividades que citamos aqui demonstram que a parceria entre o Poder Público e a população pode produzir o que há de melhor.
Salva vidas e melhora o dia a dia dos cidadãos.
Vereador Gilson Barreto (PSDB)

Leave a reply