Sete dicas para mandar bem na busca do Primeiro Emprego

0
764

O Brasil enfrenta um momento de retração econômica, neste cenário a concorrência pelas vagas de trabalho aumentam, e os jovens, em especial, aqueles que estão à procura da primeira oportunidade no mercado de trabalho, enfrentam maiores dificuldades na busca de uma vaga.
Para superar este momento, os jovens devem estar mais atentos aos detalhes que podem atrapalhar o sucesso de suas pretensões profissionais, vale destacar:
Conheça o segmento de mercado que pretende atuar – conhecer detalhes do mercado e do segmento que pretende é extremamente importante. Dica: se você pretende atuar no comércio o candidato deve ter noção e disposição de servir, ser paciente com os clientes, ser gentil, gostar de pessoas;
Faça você mesmo seu currículo – existem vários modelos de currículos disponíveis na internet, revise as informações, evite colocar fotos a menos que a empresa solicite e divulgue para parentes e amigos que está em busca de um emprego.
Planejar locais e horários que pretende entregar o Currículo – recomenda-se planejar a entrega preferencialmente próximo de onde reside e no período da manhã ou logo no início de expediente da empresa; dica: entenda o processo seletivo das empresas que se interessa.
Escolha bem o que vai vestir – cuidados com a apresentação pessoal do candidato são determinantes para o sucesso da entrevista, use roupas compatíveis com a função que pretende ocupar. Dica: Ao buscar uma vaga em uma loja de surf evitar ir roupa social; evite bonés e as mulheres cuidado com saias curtas e decotes.
Atenção com suas publicações nas mídias sociais – as empresas estão utilizando a análise do perfil do candidato nas mídias sociais para realizar a seleção dos seus candidatos. Dica: Evite comentários que você detesta estudar e trabalhar no seu perfil.
Evite fazer perguntas inconvenientes – evite perguntar sobre quando vai sair de férias, ou se trabalha no ponto facultativo, se o pagamento sai adiantado. Dica: procure perguntar como pode se qualificar para atender as expectativas da empresa em relação ao seu trabalho.
Seja autentico e persistente – seja você mesmo, procure ficar tranquilo, acreditar que tudo vai dar certo, procure entregar/enviar mais de uma vez o currículo para a empresa que você sonha em trabalhar.
Agradeço a sua leitura e Boa sorte!

Marcelo Dória

Leave a reply