Novos formatos de gestão na advocacia

0
634

Assim como todas as profissões, a advocacia vem passando por um constante crescimento. A maioria das atividades profissionais possui um ponto crítico de subsistência, tendo a transformação tecnológica como a decisão principal a ser tomada.

O primeiro avanço a ser destacado para a manutenção de grande parte dos ofícios é a tecnologia e na advocacia isso não é diferente. Os advogados estão utilizando cada vez mais ferramentas digitais para facilitar o seu trabalho, tais como programas de gestão de processos, assinaturas eletrônicas e plataformas on-line para a realização de audiências. Essas tecnologias ajudam a reduzir a burocracia e aprimorar a comunicação entre profissionais e clientes.

A advocacia também teve um importante avanço na área da inteligência artificial. Através de sistemas avançados de machine learning e big data, os advogados têm acesso a informações mais precisas e seguras, o que facilita o trabalho de pesquisa e a elaboração de pareceres e teses jurídicas. Isso tudo atrelado à dinâmica das redes sociais e do perfil da advocacia conciliadora, em que o papel do advogado deixa de ser litigioso e passa a ter um tom mais amistoso.

Na gestão dos escritórios, o papel do advogado torna-se um melhor gestor, mais dinâmico, mais gestor de pessoas, mais empresário. Hoje em dia, não somente a questão técnica ou acadêmica é levada na balança de um advogado competente, mas também a busca por soluções em situações adversas internamente em seu escritório e externamente perante a autoridade competente.

Além disso, a área da advocacia teve uma grande evolução no que diz respeito à representatividade da mulher. Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres atuando na advocacia, o que contribui para uma maior diversidade na profissão e uma representação mais igualitária.

Outra evolução importante na advocacia nos últimos anos foi o fortalecimento da ética profissional. Com a maior conscientização por parte da sociedade sobre a importância do papel do advogado na defesa dos direitos fundamentais, houve uma maior rigidez quanto aos aspectos éticos da profissão.

Portanto, podemos constatar que, nos últimos dois anos, a advocacia passou por diversas transformações e evoluções significativas, acompanhando a dinâmica do mundo globalizado e tecnológico em que vivemos.

Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.

Leave a reply