A história do bairro – A primeira televisão

0
1490

Joaquim Farias era menino ainda quando conheceu São Mateus e a televisão do senhor Irineo Nascimento. Recém chegado de Portugal, ele veio acompanhado dos pais Manoel Faria e Virgínia Faria e dos irmãos, tentar uma nova vida no Brasil.

Quando aqui chegou , em 1961, encontrou um bairro muito diferente do que é hoje. Aqui havia poucas coisas. E a televisão era a novidade para todos, principalmente para os garotos de sua idade.

Ele lembra com saudades dos inúmeros filmes que assistiu na televisão preto e branco de Nascimento, o único a possuir o aparelho no Bairro. Este era o prêmio para os garotos que ajudavam na construção do galpão, que se transformou no primeiro clube do bairro. “Assistimos nos programas Três Patetas, Bonanza e outros da época”, Lembra Joaquim.

Por causa das fugidas que dava, muitas vezes foi surrado pelo pai, que preferia que o filho trabalhasse ao seu lado.

O galpão fora construído de pau-a-pique. E a tarefa mais comum dos meninos era amassar o barro, que depois iria se juntar à madeira e se transformar em paredes.

Joaquim recorda-se ainda que do imenso batatal que era a avenida Sapopemba. Lembra-se do empório de Rocha, que esteve aberto por longos 40 anos. Este foi o primeiro do bairro e lá podia ser encontrado toda espécie de produtos.

O morador ajudou na organização das primeiras festas do clube, sempre ao lado de Nascimento. Dessa época ele recorda-se bem e não esquece as travessuras.

A convivência e os amigos que fez aqui serviram para solidificar o seu amor pelo bairro. Segundo ele, jamais deixará São Mateus, a não ser que seja para viajar a Portugal, sua terra natal. ‘’Hoje São Mateus está uma maravilha. Eu não sairia daqui para morar em nenhum outro bairro da cidade’’, afirmou.

Leave a reply