Como funciona o programa Mãe Paulistana

0
471

O Mãe Paulistana é um programa da Prefeitura de São Paulo que visa oferecer acompanhamento, apoio e atendimento personalizado a gestantes e aos futuros filhos delas até que estes completem 2 anos de idade.

A estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) foi implantada em 2006 e vem sendo ampliada ao longo dos anos. Hoje, mais de 49 mil gestantes residentes no município são acompanhadas pela iniciativa.

Como participar do Mãe Paulistana?

Ao suspeitar que está grávida, a residente pode comparecer a qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade de São Paulo para realizar o teste de gravidez. Nesse momento, deve levar o registro geral (RG) e um comprovante de residência e, se não tiver, solicitar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), que permite o acesso a diversos serviços de saúde.

Se o resultado for positivo, ela pode passar a fazer parte do programa, já recebendo as primeiras orientações e exames, incluindo testes rápidos para sífilis, vírus da imunodeficiência humana (HIV) e hepatite, antecipando a detecção de possíveis complicações da gestação.

No Mãe Paulistana, ao que a mulher tem direito?

As inscritas no programa têm direito a acompanhamento individualizado durante o pré-natal, o parto e o pós-parto, além de transporte gratuito para comparecer a consultas e exames programados até o primeiro ano de vida do bebê. Todas as gestantes recebem um cartão da SPTrans e, se houver necessidade, após a avaliação médica, têm créditos depositados para a utilização.

São liberadas pelo menos sete consultas de pré-natal, com atendimento adicional por central telefônica ou aplicativo para gestações de risco. A periodicidade das consultas varia de acordo com as orientações médicas e o mês da gestação. Também são aplicadas vacinas conforme o calendário de imunização divulgado pelo Estado.

Os cuidados no pós-parto para a mãe e para o bebê também estão incluídos até a criança completar 2 anos de idade e são iniciados logo após o nascimento, com a realização de acompanhamento, doação de enxoval ao bebê e teste do pezinho.

O acompanhamento do recém-nascido é iniciado após o parto, com a realização do Teste do Pezinho Ampliado. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

É realizado o Teste do Pezinho Ampliado no recém-nascido, modalidade capaz de detectar 50 doenças, incluindo condições raras cujo diagnóstico precoce é essencial para o correto tratamento. Exames complementares e consultas com geneticistas também podem ser realizados.

Ao iniciar o acompanhamento pré-natal até o quarto mês de gestação, a mulher garante uma vaga em uma creche municipal próximo ao próprio endereço residencial, que poderá ser ocupada a partir dos 4 meses de vida do bebê na data indicada pela mãe.

Como ganhar o enxoval do Mãe Paulistana?

O enxoval está incluído nos cuidados pós-parto para as mães inscritas no programa que comparecem a todas as consultas e aos exames definidos no pré-natal. Os profissionais da Rede de Proteção da Mãe Paulistana visitam a mãe após o parto, coletando algumas informações, marcando a próxima consulta para mãe e para o recém-nascido e oferecendo o enxoval.

O kit conta com peças para complementar o que será necessário ao bebê nos primeiros meses de vida, incluindo peças de roupa, toalha e cobertor.

Fonte: Estadão, Estadão Expresso, Prefeitura de São Paulo

Leave a reply