Da religiosidade à arte Conheça os sambas do Carnaval de SP

0
2373

Escolas de samba do grupo especial de São Paulo apostam em diversidades de enredos no Carnaval 2020

Mega evento! Com uma estimativa de 15 milhões de foliões para este ano, segundo a Prefeitura de São Paulo, o Carnaval paulistano promete novamente ser uma festa memorável. E para que os foliões cheguem não só com o samba no pé, elencamos os enredos das escolas de samba da capital carnavalesca.

Barroca Zona Sul
Fundada em 1974, a escola de Samba Barroca Zona Sul que ficou na segunda colocação do Carnaval paulista no grupo de acesso I, no ano passado, traz ‘Benguela … A Barroca Clama a ti, Tereza’ como seu enredo. A letra faz uma referência a libertação e paz na terra.

Tom Maior
Com dois títulos de melhor escola de samba no grupo especial, em 1995 e 1999, o enredo ‘É coisa de Preto’, inspirado na cor do povo brasileiro, promete brilhar na avenida. Isso porque a letra faz homenagem ao cantor e compositor brasileiro, Wilson Simonal, considerado um ícone da Música Brasileira durante as décadas de 60 e 70.

Dragões da Real
Já a escola Dragões da Real, aposta na emoção e alegria para escolha do seu tema enredo. ‘A revolução do Riso- A Arte de Subverter o Mundo pelo Divino Poder da Alegria’ traz uma performance sobre a receita para curar a dor e abrir o coração.

Mancha Verde
Originada a partir de uma torcida organizada do Palmeiras, a Mancha Verde traz no seu enredo uma citação bíblica. ‘Pai! Perdoai, eles não sabem o que fazem’, que faz uma súplica ao perdão e aclama por direitos e igualdade.

Acadêmicos do Tatuapé
Acadêmicos do Tatuapé, que foi bicampeã no Carnaval de 2018 pelo grupo especial, apostou em um enredo no estilo sertanejo. O samba ‘O ponteio da viola encanta… sou fruto da terra, raiz desse chão… canto Atibaia do meu coração’ conta a história da tradição mineira e cenários característicos dessa temática, como gado, porteira e o folclore.

Império de Casa Verde
O Líbano será homenageado pela Império de Casa Verde, que traz no seu enredo ‘Marhaba Lubnãn’, uma viagem pela país mostrando sua rica cultura. A escola se apresentará no dia 21 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi, o horário ainda será divulgado.

X-9 Paulistana
Com o propósito de apresentar a história dos batuques do Brasil, a escola traz ‘Batuques para um Rei Coroado’ como o seu enredo de Carnaval 2020. A diversidade da letra traz referências regionais do país.

Pérola Negra
Campeã do Grupo de Acesso I em 2019, a escola de samba Pérola Negra contará a história do povo cigano com o enredo ‘Bartali Tcherain – A Estrela Cigana Brilha no Pérola Negra’.

Colorado do Brás
Presidida por Antônio Carlos Borges, o famoso Ka, Colorado do Brás será a segunda escola a desfilar pelo grupo especial no Carnaval de São Paulo de 2020. Segundo informação da própria escola o enredo ‘Que Rei sou eu?’ é de fácil interpretação e faz uma homenagem ao Dom Sebastião.

Gaviões da Fiel
Poesia e muito amor, essas são as essências do samba enredo da escola que já emplacou 7 vezes o título de campeã do grupo especial. ‘Um não sei quê, que nasce não sei onde, vem não sei como e explode não sei porquê’ é o enredo que promete arrastar muitos foliões neste Carnaval.

Mocidade Alegre
Poder feminino em ascensão, é assim que a Mocidade Alegre pretende ovacionar a avenida com a sua apresentação. O samba Enredo da escola leva o título de ‘Do canto das Yabás renasce uma nova morada’.

Águia de Ouro
Já a Águia de Ouro enaltecerá o poder do saber, apresentando a importância da educação com o enredo ‘Se Saber é Poder … Quem sabe faz a hora, não espera acontecer’. A escola que terá Tati Mineirato como musa do Carnaval 2020 e promete agitar o Sambódromo.

Vila Maria
Desenvolvido pelo carnavalesco Cristiano Bara, o enredo ‘China: o sonho de um povo embala o samba e faz a vila sonhar’, conta a história do povo asiático e suas referências.

Rosas de Ouro
Não menos importante outro samba enredo que vem com tudo é ‘Tempos Modernos’, que conta a história das revoluções industriais, com ênfase para as transformações tecnológicas. A escola se apresentará na segunda noite de desfiles do Carnaval paulistano.

Por Duda Morais Fotografia / Instagram/Divulgação

Leave a reply