Escola João Sarmento Pimentel lança projeto Mães Acolhedoras

0
433

Esse projeto e para apoiar mães com alunos deficiente

A Escola Estadual João Sarmento Pimentel no bairro Cidade Satélite Santa Bárbara em São Mateus vai lançar um projeto inédito intitulado Mães Acolhedoras. A apresentação será realizada no dia 19 de março às 8h na unidade, e contará com as presenças de representantes da diretoria de ensino, da Unidade Básica de Saúde Santa Bárbara, conselheiro gestor de educação, pais de alunos e a direção da escola.

“O objetivo é oferecer às mães de alunos que têm deficiência um suporte mais qualificado, esclarecer e tirar dúvidas, mostrar a legislação, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e chamar a atenção das autoridades para a necessidade de um olhar especial para essas mães e as crianças que estão em tratamento”, explica o coordenador geral Mário Celso Delomo.

Segundo ele, a semente da iniciativa foi lançada no ano passado a partir da sugestão da professora Ana Lúcia Santos , mãe de um filho com deficiência visual, que sentiu na pele a necessidade desse tipo de acolhimento na comunidade escolar. Um advogado com deficiência visual também foi convidado para o lançamento do projeto no dia 19 para motivar os estudantes.

“No ano passado apresentei a ideia. A partir disso, fizemos uma reunião inicial com a gerente do posto de saúde do bairro, representantes da diretoria de ensino, a supervisora, a especialista de currículo da educação especial e os pais de alunos elegíveis. Só em nossa escola são 18 estudantes com deficiências (Transtorno do Espectro Autista, síndrome de Down, deficiência visual e deficiência intelectual). A psicóloga que atende aqui não trata dessa área”, cita Ana Lúcia.

No dia 19, haverá roda de conversa com representantes da diretoria de ensino e do posto de saúde Santa Bárbara para tirar dúvidas das mães sobre consultas médicas, encaminhamentos e serviços oferecidos nesses casos. “Muitas vezes as mães não sabem o que fazer. Nossa escola atende estudantes do ensino médio em período integral e esses alunos elegíveis precisam ser bem encaminhados, porque serão cobrados no mercado de trabalho e precisam de uma certa formação, uma postura na sociedade”, citam os diretores Jackson Dimas de Paula Campos e Valéria Marques Ferreira da Silva.

Olhar especial –

Para os organizadores, a iniciativa poderá servir também para atrair a atenção de autoridades e políticos sobre problema que atinge a maior parte das escolas públicas. “Nós pensamos na questão da inclusão também no mercado de trabalho, pois a escola é um lugar extremamente importante, muitas vezes o primeiro lugar para se identificar alguma deficiência e dar a essas mães uma perspectiva mais ampla”, citam.

Escola Estadual João Sarmento Pimentel – Rua Alcion, 431, Cidade Satélite Santa Barbara, São Mateus

Leave a reply