Prefeitura e Associação Brasileira de Pipas Inaugura o primeiro serviço de acolhimento conjunto para Idosas e Mulheres Adulta

0
498

Localizado na Zona Norte, equipamento leva o nome da avó do prefeito Bruno Covas e atenderá até 100 acolhidas em situação de rua

O prefeito Ricardo Nunes inaugurou na manhã de sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, o primeiro serviço de acolhimento conjunto para mulheres adultas e idosas da cidade. Com um investimento de R$ 200 mil em sua fase de implantação, o Centro de Acolhida para Mulheres “Lila Covas” poderá atender até 100 pessoas em situação de rua.

“No Dia Internacional da Mulher a Prefeitura de São Paulo tem uma série de atividades voltadas para as mulheres e a gente inicia com a inauguração desse Centro de Acolhida com 100 vagas para mulheres em vulnerabilidade que leva o nome da Lila Covas”, contou o prefeito Ricardo Nunes. “Programamos uma série de ações para o dia todo. Por exemplo, teremos mais de mil vagas de emprego para mulheres no Cate, vamos assinar uma parceria com o Ministério Público, muitas ações voltadas para mulheres”, completou o prefeito lembrando que de 2021 para cá o número de vagas para o acolhimento de mulheres em vulnerabilidade na rede da SMADS saltou de 621 para 1.300.

Do total de vagas no novo Centro de Acolhida, 30 são destinadas a mulheres idosas e 70 a mulheres sem filhos, em situação de vulnerabilidade e com autonomia para atividades diárias. Além do acolhimento e alimentação, serão ministrados cursos de artesanato e desenvolvidas ações focadas em autonomia, saúde e bem-estar.
“Esse é o nosso 39º equipamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) para mulheres, mas o primeiro exclusivo para o público de mulheres adultas e idosas em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo”, contou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr. “Aqui será um lugar de proteção, amparo, garantia de direitos, onde a gente quer que cada uma das mulheres acolhidas se sinta bem-vinda aqui dentro e bem-vinda pela comunidade”, completou o secretário.

O novo CA Lila Covas está instalado em um prédio com três pavimentos, pátio externo e áreas abertas que ocupam 750 m². O imóvel, que é alugado, estava desocupado havia alguns anos e passou por novas obras, reformas e pintura. Além de quartos, cozinha industrial e banheiros, o serviço tem refeitório, sala de convivência com TV, sala multiuso para atividades coletivas, salas administrativas e de atendimento. Os banheiros e áreas comuns foram adaptados com barras de apoio e rampas de acessibilidade.
Os encaminhamentos para o CA Lila Covas estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio da Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A Organização da Sociedade Civil Associação Brasileira de Pipas está à frente do gerenciamento do serviço e conta com 25 profissionais para o atendimento e manutenção do equipamento entre gerente, psicólogo, orientadores socioeducativos, assistentes sociais, assistentes técnicos, cozinheiros e agentes operacionais de limpeza.
“Estou me sentindo muito bem, fui a primeira chegar aqui, na quarta-feira. Morava na Cidade Tiradentes e, por causa da chuva, na sexta-feira passada, perdi minha casa, todas as minhas coisas. Procurei ajuda e vim para cá. Está excelente, todos me tratam muito bem e as instalações estão ótimas”, contou Felícia da Silva Oliveira, 49 anos, que tem deficiência visual.

Ana Maria Botelho, 78, anos, viveu sozinha durante 22 anos após o falecimento do marido. Há um ano, a situação financeira ficou complicada e ela não tinha mais como se sustentar. Procurou ajuda da Prefeitura e já passou por dois Centros de Acolhida. “Essa é a que mais gostei. A casa é um espetáculo, a comida é muito boa e a equipe maravilhosa”, diz a aposentada que trabalhou como cuidadora de idosos.

O valor da verba repassada mensal pela Prefeitura de São Paulo para manutenção e operacionalização do serviço será de R$ 247 mil. O centro está localizado na Avenida Sebastião Henriques, 433, na Vila Siqueira, Zona Norte da capital e as primeiras mulheres atendidas começaram a chegar no equipamento na quarta-feira (06).

Leave a reply