Moradores pedem mais segurança e manutenção no Parque Nebulosas

0
736

No último dia 3 de março, os moradores da Cidade Satélite Santa Bárbara foram confrontados com uma situação de violência. Enquanto famílias e crianças desfrutavam do espaço público no período noturno, um indivíduo armado invadiu o local, disparando quatro tiros e colocando vidas em risco. O absurdo não para por aí: os portões do parque estavam escancarados, permitindo que veículos adentrassem sem qualquer controle a noite.

A falta de segurança é alarmante. Onde estavam as autoridades responsáveis que deveriam zelar pela ordem e segurança pública? A ausência de iluminação adequada é um convite ao crime, enquanto os refletores outrora instalados estão apagados a muito tempo, deixando o parque praticamente às escuras, o parque e muito grande. Nem mesmo a ronda antes realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) tem sido feita. Os frequentadores também reclamam da presença constante de indivíduos consumindo drogas ilícitas até em meio às crianças.

A situação das calçadas ao redor do parque é lamentável, com sujeira acumulada e árvores que podem desabar a qualquer momento sobre as casas. A falta de poda e manutenção coloca em risco não apenas a propriedade, mas também vidas. Além disso, os moradores temem focos de dengue, pois na Rua Libra tem uma área circular pertencente ao parque que quando chove acumula água parada.


Os poucos equipamentos disponíveis para as crianças estão em estado precário, poderia estar mais bem cuidados um garoto recentemente teria levado um choque em uma das escadas, que sai de dentro do parque para a Rua Gêmeos


Enquanto o campo de futebol é reservado apenas para alguns privilegiados, o restante da comunidade é privado de um espaço seguro e adequado para lazer. O desaparecimento dos tapetes no playground destinado às crianças e a falta de investimento em brinquedos adequados são outra reclamação.
Os moradores cobram providências imediatas da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente para garantir a segurança e o bem-estar de todos. Não se pode tolerar abandono e falta de cuidado com um patrimônio verde tão importante para o bairro. O Parque Nebulosas e a população merecem mais atenção.

Resposta – DA Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

A secretaria informou que os vigilantes estavam no local na data dos fatos citados e acionaram imediatamente a Polícia Militar e a gestão do parque. Após averiguação dos policiais, o equipamento teria sido fechado em razão da ocorrência para garantir integridade e segurança dos frequentadores, considerando que o funcionamento é até às 20h.

Segundo a pasta, o parque conta com nove funcionários de vigilância patrimonial que atuam em período integral. Além disso, a GCM realiza patrulhamento comunitário e preventivo realizado para garantir a proteção da população, inibir os crimes de oportunidade e manter a preservação do patrimônio público.

Ainda de acordo com a secretaria, são realizadas vistorias semanalmente e a equipe de zeladoria realiza a limpeza e manutenção dos espaços para evitar possíveis focos de dengue. Os refletores que queimaram após fortes chuvas serão substituídos. Já o manejo de árvores é acompanhado por um responsável técnico, que realiza vistorias e é acionado sempre que necessário.

O entorno do parque conta ainda com varrição das equipes da Subprefeitura São Mateus realizada todos os dias de segunda a sábado das 6h às 16h20. Também é essencial a importância da colaboração da população para a manutenção da limpeza das vias.

Parque Nebulosas – Rua Nebulosas, s/n, Cidade Satélite Santa Bárbara
Horários: das 6h às 20h
Entrada: Gratuita

Leave a reply