Nova diretoria do Conseg São Rafael

0
2454

Mais um mandato, um momento de pouca solenidade, mas uma proveitosa reunião de trabalho. Assim foi a cerimônia em que Marcelo Santos assumiu a presidência do Conselho Comunitário de Segurança, o Conseg São Rafael, na noite desta quinta-feira, (23/05), no Céu São Rafael , na Rua Cinira Polônio, para o período 2019-2021. O presidente pediu que a população participe mais das reuniões, que leve suas demandas ao Conselho e que tenha um contato direto com os representantes de órgãos como a Subprefeitura São Mateus, as Polícias Militar e Civil, a Guarda Civil Metropolitana e a Companhia de Engenharia de Tráfego, a CET, entre outros que não estavam com representação na mesa. Elogiou o trabalho realizado nos últimos meses pela Subprefeitura São Mateus, como limpeza de córregos, praças e canteiros centrais e a disposição do subprefeito Roberto Bernal em atender aos pedidos da comunidade.

As principais demandas apresentadas na reunião foram, mais policiamento no final da madrugada, para evitar os assaltos que ocorrem, a maioria nos pontos de ônibus, em especial contra as mulheres; combate ao excesso de barulho e os famosos pancadões em bares e tabacarias na região , que tiram o sossego de moradores e expõem cenas degradantes, continuidade do trabalho que a Subprefeitura vem realizando na poda e remoção de árvores que representam riscos de queda, limpeza de córregos, poda de mato e grama nas praças e descarte de lixo e entulho de forma irregular, que deixa o bairro sujo e coloca a saúde dos moradores em perigo.
A sargento Fabiana, que representou o Comando de Policiamento de Área, informou que a Polícia Militar tem limitações de pessoal e de viaturas, mas que a população deve ligar para o 190 e fazer denúncia, sempre que se deparar com uma irregularidade. A recomendação foi repetida pelo delegado da 55ª Delegacia de Polícia, José Francisco, que se dispôs inclusive a atender os participantes, de forma individual, ao término da reunião.
Casos mais específicos foram apresentados, como o de um poste de madeira que sustenta um transformador e está apodrecendo no pé, no início da Rua Wagner Araújo, Jardim São Francisco. Josué Gomes, que fez o alerta, foi orientado a procurar a Enel, a companhia de eletricidade que substituiu a Eletropaulo, pois a troca é função desta empresa.

Sempre atuante nos conselhos e movimentos populares da região, a professora Fátima Magalhães, fez uma série de sugestões, como a melhoria no trânsito nas proximidades da feira do Jardim Santo André e maior cobrança de compensação ambiental para as fábricas poluidoras da região. Informou que em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizada uma caminhada ao Morro do Cruzeiro, o segundo ponto mais alto da Região Metropolitana de São Paulo – só perde para o Pico do Jaraguá. Fatima , junto com moradores da região, reivindicam a transformação do morro num parque, para preservação da Mata Atlântica, ali existente.

O vice-presidente do Conseg São Rafael, pastor Milton, informou que a rotatória do Jardim Vera Cruz, na Praça Ribeirão do Carmo, virou estacionamento, após a estrutura de proteção ser arrancada. O trânsito de veículos por ali coloca em risco a segurança dos pedestres. Pediu, também, a reforma dos equipamentos de atividades físicas das praças. Muitos estão quebrados, segundo ele. E ainda reclamou da fiscalização das equipes de poda de grama, revelando que muitos ficam olhando o celular no horário de trabalho. O chefe de gabinete da Subprefeitura São Mateus, José Antônio de Angelis, informou que o subprefeito Roberto Bernal sempre faz vistorias nos locais onde esses serviços são realizados.

O dirigente do Clube da Comunidade São Rafael, Anderson Frederico, solicitou melhorias nas calçadas e na iluminação, além da implantação de lombadas, nas proximidades do CDC. O dirigente da Casa de Cultura, Marquinhos falou sobre a reforma que está sendo feita no prédio e anunciou para o dia 22 de junho a reinauguração, com uma festa junina. Mesmo em obra, alguns espaços vêm sendo utilizados, “porque ali é o quintal das crianças que vivem nas comunidades ao redor”, disse o diretor.

O representante da Companhia de Engenharia de Tráfego, Manoel Pereira dos Santos, anotou os endereços onde será necessária uma intervenção e se comprometeu a agendar uma vistoria conjunta com a Subprefeitura São Mateus. Representando a Guarda Civil Metropolitana, o inspetor Selmo também se comprometeu a ajudar a comunidade naquilo que compete à GCM.

Leave a reply