Prefeitura entrega mais 57 viaturas à Guarda Civil Metropolitana e frota chega a 328 veículos

0
2260

Novos veículos vão reforçar o patrulhamento preventivo e comunitário; 20 desses carros serão destinados à região central

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta sexta-feira (10) 57 novas viaturas para a Guarda Civil Metropolitana (GCM), das quais 20 serão destinadas ao patrulhamento da região central. Com isso, a frota da Guarda chega a 328 viaturas e 184 motos.

Ao participar da cerimônia de entrega na manhã desta sexta, na Praça da Sé, o prefeito Ricardo Nunes adiantou que vai reforçar a frota da GCM e ao mesmo tempo contribuir com as metas da gestão de reduzir a emissão de poluentes com mais 50 veículos elétricos, que têm previsão de entrega para março. O ressaltou ainda que a Prefeitura tem feito um grande investimento em equipamentos, armamentos, tecnologia para dar uma outra condição de trabalho aos profissionais.

“Não se consegue fazer as ações, em qualquer área, e não é diferente na segurança, se não tiver grandes investimentos, uma verdadeira atenção. O que a gente precisa fazer são ações reais e concretas para atender a população. E a questão da segurança, no que cabe à Prefeitura, é fazer fortalecimento, o reconhecimento da GCM”, destacou.
Como mais uma ação da administração municipal para aumentar a segurança, o prefeito disse ainda que está na Câmara Municipal um projeto de lei que aumenta a remuneração dos policiais que trabalham na Operação Delegada – uma parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado; equipara o valor do adicional entre policiais militares e GCMs; e inclui os bombeiros no programa.

“Elevamos para 1500 homens o número de policiais na Operação Delegada – antes eram 500. E com o aumento do adicional, a gente consegue chegar a 2500. Demos um passo importante na questão salarial. Está na Câmara, já passou em segunda votação.”
Modernização
A entrega das novas viaturas garante a modernização da frota da Guarda Civil Metropolitana, melhorando a sua infraestrutura e, assim, oferecendo mais apoio técnico aos guardas. Os veículos são de modelos potentes e que priorizam a agilidade, quesitos essenciais para o trabalho da GCM nas ruas: são 6 Caoa Cherry Tiggo, 4 GM Chevrolet S-10 e 47 GM Chevrolet Spin, das quais 2 têm 7 lugares.
Somente este ano, a Prefeitura ampliou o efetivo da Guarda Civil Metropolitana com mais 1,5 novos agentes. Destes, mil realizaram a formação em julho e já estão operando na cidade e 500 tiveram autorização de convocação no mês de setembro e passam por processo de formação, na Academia de Formação de Segurança Urbana (AFSU).
“Esse compromisso que o prefeito tem, esse desafio para com a segurança, para enfrentar os problemas dessa grandiosa cidade, não é fácil. Somos testemunhas que ele tem trabalhado muito para resolver”, disse a secretária municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina.
Como mais uma das ações da Prefeitura para ampliar o patrulhamento, em abril deste ano, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana já havia entregue 116 novas motos para a Inspetoria de Ações com Motocicletas (IAMO) da GCM.

Além do Centro, a demais viaturas serão distribuídas nas outras regiões da cidade, sendo 16 na Zona Leste; nove na Sul; sete na Norte; e cinco na Oeste.

Efetivo na região central

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana intensificou o patrulhamento comunitário e preventivo no centro da cidade, com a ampliação do número de viaturas e motos em pontos estratégicos do centro de São Paulo. No total, a região conta com mais de 1.600 agentes da Guarda Civil Metropolitana, que realizam o patrulhamento por meio de rondas periódicas, 24 horas por dia, além das bases comunitárias.

Atualmente na região central da cidade são empregadas no patrulhamento da GCM, 77 viaturas e 140 motos.

A SMSU integra as diversas iniciativas de políticas públicas, fazendo parte dos projetos, programas e ações direcionados à população em constante articulação com a Secretaria Estadual da Segurança e colabora com as Polícias Militar e Civil durante ações no centro.

Guarda Civil Metropolitana

A GCM de São Paulo é a maior guarda municipal armada do Brasil, com um total de 7.050 guardas (5.324 homens e 1.726 mulheres) compondo o efetivo. A organização possui cinco Comandos Operacionais distribuídos nas cinco regiões da capital e 32 Inspetorias Regionais organizadas por Subprefeituras. A GCM conta ainda com Inspetorias Especializadas, subordinadas à Superintendência de Ações Especializadas, como o Canil, a Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) e Inspetoria de Ações com Motocicletas (IAMO).

Leave a reply