Novas regras da CNH visa reduzir o preço para tirar a habilitação

0
1741

Muitas pessoas me perguntam e questionam diariamente, em vários meios de comunicação e hoje estamos escrevendo essa matéria exclusiva para os leitores da Gazeta São Mateus para que realmente fiquem informados do que realmente alterou com as declarações do Presidente nos últimos meses.

Licença de curso para ACC (Autorização para conduzir ciclomotor) a famosa cinquentinha motocicleta de até 50cc.
O Aluno poderá ir diretamente ao DETRAN marcar seu exame teórico e seu exame pratico com sua cinquentinha, mas detalhe isso somente nos 12 (doze) primeiros meses do inicio da lei que entra em vigor exatamente no dia 15 de Setembro de 2019.
E se for reprovado no teórico? Preciso procurar uma autoescola?

Não. É só voltar ao DETRAN e remarcar seu exame diretamente, quantas vezes forem necessárias até ser aprovado.
E se for reprovado no exame pratico?

Nesse caso deverá procurar uma autoescola e fazer 5 (cinco) aulas de direção veicular, e remarcar o exame.

Após os 12 meses, ou seja, 16 de setembro de 2020 a lei volta a ser como antes e deverá procurar novamente uma autoescola. Na verdade isso seria apenas um tempo de “carência” para que o cidadão que tem o ciclomotor possa estar se habilitando.

Outra mudança imediata.

Redução de Aulas para a categoria B (carro) antes era 25 (vinte e cinco) e agora apenas 20 (vinte) e apenas 1 (uma) aula noturna que antes era necessário 5 (cinco) noturnas.
Mas ainda poderá ser feita no simulador até 5 (cinco) aulas que inclusive passa a ser facultativo (não é mais obrigatório, pode ser de escolha do aluno).
Redução também das aulas noturnas de moto antes eram 4 (quatro) aulas noturnas e agora passou a apenas 1 aula noturna, porém a quantidade total permanece 20 aulas.

E quando começa a valer?

Somente as pessoas que se matricularem após 16 de setembro de 2019.
Com essas pequenas alterações temos a convicção que o valor das CNH sofrerá uma redução já que as escolas terão 5 (cinco) aulas a menos de prestação de serviços o que supostamente oferecerá um custo abaixo do aplicado atualmente. Fiquem de olho!

Outras duvidas…

O toxicológico deixou de ser exigido?
A validade da CNH passou para 10 anos?
A pontuação passou para 40 pontos?

Por  Cleber Benevides
Diretor Auto Escola Benevides

Leave a reply