Pode nevar em São Paulo? Confira a previsão do tempo para a semana

0
2704

Menor temperatura de 2020 poderá ser medida nas madrugadas entre sábado (22) e domingo (23), segundo a Climatempo.

São Paulo terá frio a semana inteira, podendo bater recorde de temperatura mais baixa no ano nas madrugadas de sábado (22) e domingo (23), segundo o Climatempo. Mas a pergunta que viralizou nas redes sociais: vai nevar em São Paulo? A resposta, segundo os meteorologistas, é não. Mas pode haver forte geada no Sul do estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) (veja abaixo).

O frio em SP vai perder a força nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19), mas ele volta mais forte no fim de semana, segundo os meteorologistas. Na quinta-feira (20), a temperatura máxima será de 18°C e na sexta (21) a máxima será de 14°C. Vai chover 100 milímetros na capital paulista entre terça-feira e sábado, de acordo com as previsões da Climatempo.

“Essa frente fria que vem chegando vai começar a pegar a região Sul do país na quarta-feira e vem trazendo frio e chuva. Nós temos até o final deste fim de semana condições de chuva moderada para forte na Grande São Paulo e no Litoral na quinta e sexta-feira”, disse a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.

Segundo ela, esta “é uma combinação realmente Frozen mesmo, faz muito frio”. “Você vai ficar fechado numa câmara frigorífica, sem sol, céu nublado e aquele ar gelado em cima de você, então, a sensação de frio vai ser bastante grande.”

Josélia afirma ainda que a expectativa é de que a cidade de São Paulo bata o recorde de madrugada mais fria do ano de 2020 entre sábado (22) e domingo (23). “Agosto é um mês que chove muito pouco, e chuva nessa época do ano é dependente desse tipo de frente fria aparecer”, diz ela.

Neve ou geada?

Sobre a possibilidade de nevar em São Paulo, a meteorologista da Climatempo é categórica. “Não, neve não. Vai esfriar muito, mas não há expectativa nenhuma de neve em São Paulo. Não há chance alguma de neve em São Paulo.”

Mas segundo o Inmet, a presença de intensa massa de ar frio pode causar geada ao amanhecer da sexta-feira (21) no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. No sábado (22), as geadas poderão ocorrer de forma mais generalizada no oeste do estados da Região Sul e também no sul do Mato do Grosso do Sul e Sudoeste de São Paulo.

A queda brusca de temperatura em São Paulo vai exigir, no entanto, mudanças de hábitos na população paulista. “Vai exigir uma dose de resistência, a expectativa de calor de até 28°C na quarta-feira na cidade de São Paulo. Na quinta, a temperatura vai despencar 10°C, chegando à máxima de 18°C. Vai ser um choque térmico bastante grande”, disse Josélia.

A meteorologista da Climatempo também destaca que essa queda das temperaturas exige cuidados extras com a saúde: “A gente está numa época que ninguém quer pegar uma gripe, porque vai impactar muito na saúde das pessoas, a partir de quinta-feira é preciso tomar cuidado com a roupa, com os velhinhos, com a entrada de corrente de ar dentro de casa”, aponta.

Leave a reply