Rotary Clube São Paulo – São Mateus homenageia secretária de cultura Aline Torres

0
918

Evento encerrou a programação especial do Mês da Consciência Negra

A 23° reunião ordinária do Rotary Club São Mateus realizada no dia 5 de dezembro no Teatro Caritas foi marcada por uma homenagem a secretária de cultura municipal de São Paulo Aline Torres. O evento foi o encerramento da programação especial por conta do Mês da Consciência Negra, que contou com diversas ações em novembro.

Aline assumiu a Secretaria Municipal de Cultura em agosto de 2021 como a primeira mulher negra a ocupar o posto. Formada em Relações Públicas e pós-graduada em Gestão Cultural pela USP (Universidade de São Paulo), traz no currículo experiências nas áreas de administração pública e cultura. Apaixonada por carnaval, foi responsável pela descentralização da produção cultural ao incluir a periferia no mapa cultural da capital.

Aline é embaixadora do Conselho Pan-Africano, principal organização de liderança global e desenvolvimento estratégico comprometida com o avanço da África e sua diáspora Construindo Nosso Destino Comum. A festiva teve apresentação de capoeira, dança e samba com os artistas Paulo César e Fefa Rafael, e apoio do Jornal Gazeta São Mateus, Escola Caritas, Teatro Caritas sempre apoiando .Além de autoridades de São Mateus e da cidade e empresários da região, o evento teve participação da governadora do distrito 4563 de 2023-24, Ana Maria de Lima , deu posse do novo rotariano Paulo Henrique.

O presidente atual do Rotary Club São Paulo/ São Mateus Carlos Alberto Leoncio Júnior saudou os presentes fazendo uma breve apresentação sobre a organização internacional, que soma cerca de 1,2 milhões de rotarianos, mais de 30 mil Rotáry Clube em mais de 160 países. “O Rotary Club São Mateus se destaca pelo respeito e ampliação do quadro ao abrir as portas à diversidade. Hoje temos deficientes, população LGBTQI+, negros; uma ação muito importante e que foi fortalecida na gestão do nosso ex-presidente Willians Aparecido Moraes Baldão, e abraçada totalmente pelo Rotary Internacional como uma das suas metas”, citou.

A secretária Aline elogiou a instituição. “Vocês conseguiram organizar muitas pessoas locais e o comércio do território com iniciativas realmente que funcionam. Nós estamos começando a ver um Rotary com cara de gente também, de nossa gente, a mudança requer coragem e isso vocês têm aqui. Coragem prá
mudar uma história de mais de 100 anos com o apoio de vocês. Agradeço não só pelo carinho, mas a felicidade que é esse trabalho, o que significa, suas trajetórias, é ela que faz a diferença, pois somos todos a mesma semente”, ilustrou.

Referência

Aline Torres falou sobre a iniciativa em defender a descentralização cultural na cidade, a importância da cultura afro-brasileira na construção da identidade nacional, empreendedorismo nas regiões periféricas, empoderamento da população negra e os principais desafios frente à pasta. “Fiz parte da Expo Favelas Brasil, maior feira de negócios de favelas do país, viajei para acompanhar as conferências e fazer palestras; pude enxergar um impacto grande nacional. Recebi várias mensagens de pessoas de diversos lugares agradecendo e dizendo que havíamos exercido uma influência significativa em suas vidas e na de muitos jovens dessas comunidades”, citou.

 

Leave a reply