Secretário municipal da Educação ouve professores e diretores, em São Mateus

0
1203

Diálogo franco, aberto, sincero, sem enrolação, olho no olho. Foi assim a reunião realizada na manhã desta quinta-feira (23/05) pelo secretário municipal da Educação com professores e funcionários da rede de escolas ligadas à Diretoria Regional de Educação de São Mateus. A primeira parte do encontro, que deveria ir até ao meio-dia, ultrapassou duas da tarde, com um grande número de pessoas expondo suas colocações, com liberdade, em dois microfones colocados à disposição de que quisesse falar.

A equipe de coordenação dos diversos departamentos da Secretaria estava presente e cada um anotou as demandas de sua área e, ao final expôs a viabilidade de cada proposta e em que estágio estão aquelas que já vem sendo estudadas ou implementadas.

Além do pessoal da Educação, participaram do encontro o subprefeito de São Mateus e o chefe de gabinete da Subprefeitura Sapopemba, que se colocaram à disposição para atender pedidos de melhorias das condições no entorno das escolas municipais.

O secretário citou a grandeza do sistema municipal paulistano, que tem 180 mil profissionais e um orçamento de quase 13 bilhões de reais, para dizer que é impossível administrar uma estrutura dessas encastelado em um gabinete, sem ouvir as pessoas, principalmente aquelas que estão no local sagrado da educação, que é a sala de aula.

Também relatou os constantes diálogos com os sindicatos do setor , com a abertura de dados e a exposição daquilo que é possível fazer e o que é inviável. O secretário disse que há dinheiro, mas que é impossível fazer milagres. “O caminho correto é escolher prioridades e saber as diferenças de necessidades em cada região”, afirmou.

A reunião prosseguiu à tarde, com os diretores das escolas, com término às oito da noite. O encontro de São Mateus, realizado no CEU, na rua R. Curumatim, 201 – Parque Boa Esperança, é o nono conduzido pelo secretário e equipe, nas Diretorias Regionais de Educação da Cidade de São Paulo. Ao todo, são 13 unidades, lembrando que o atual secretário assumiu o cargo em janeiro deste ano.

Leave a reply