Tremores de terra assustam moradores do bairro Conjunto Residencial Marechal Mascarenhas

0
1515

Moradores do Conjunto Residencial Marechal Mascarenhas de Moraes em São Mateus estão preocupados com o risco iminente de abertura de cratera no bairro. Desde outubro do ano passado, moradores da Rua Tenente Godofredo Cerqueira Leite vêm sentindo tremores de terra num raio de aproximadamente 200 metros. Também há relatos registrados no bairro de Sapopemba.

Até o chão da casa e as janelas estremecem. De acordo com o engenheiro agrônomo Jés Neves dos Santos, 62 anos, morador há 52 anos no bairro, os abalos são eventuais, sem frequência definida e com duração média de três segundos.

O bairro conta com ruas planas, asfaltadas e casas térreas na maior parte. “Não é uma área considerada de risco e não há grandes obras ocorrendo nas imediações. As casas não apresentam rachaduras devido a isso. Contudo, estamos temendo que alguma cratera esteja se formando no subsolo e a qualquer momento possa colapsar e se abrir”, explica Jés Neves.

De acordo com o engenheiro agrônomo, no dia 1º de janeiro foram sentidos tremores em três momentos, no dia 2 ocorreu um abalo às 16h e voltou a ocorrer no dia 10 por volta das 2h.

SEM RESPOSTA – A Defesa Civil e a Sabesp estiveram no local, porém não chegaram a nenhuma conclusão ainda após as medições e vistorias. A reportagem visitou o bairro com o geólogo Adriano Diogo para ouvir os relatos e acompanhar o caso. Também a Transpetro, empresa responsável pela implantação de dutos da Petrobras, enviou equipe operacional e técnica.

COMUNICADO – Após a visita, emitiu comunicado afirmando que: “os dutos enterrados na região estão dentro da normalidade e segurança, sem apresentar nenhuma anomalia na estrutura e que, portanto, não têm nenhuma relação com os tremores”. Ali perto passa o monotrilho, mas já passou três anos e até agora não afetou ninguém e, portanto, está descartada alguma relação.

Inconformada, a população agora cobra dos órgãos competentes a investigação das possíveis causas desses tremores antes que uma tragédia ocorra. O jornal Gazeta São Mateus vai acompanhar o caso de perto.

Leave a reply