Victor Prates presidente do Rotary Clube São Paulo São Mateus vai deixar sua marca na gestão

0
1149

O Projeto Líderes Inspiradores será lançado no dia 12 de setembro com a missão de formar jovens lideres e ajudar a juventude da região

Renovador. Esse é o título do atual presidente do Rotary Club de São Paulo São Mateus, Vitor Prates, que acaba de tomar posse (1° de julho) à frente da instituição na gestão 2020/2021. O empresário que atua na área de marketing estratégico quer deixar um legado à frente da Organização Não Governamental (ONG).

Se depender da força de vontade e dinamismo, a meta será alcançada em tempo recorde. A pouco mais de um mês no comando do clube 6 – que engloba 10 outros clubes-, Vitor já criou um projeto voltado à juventude da região. O Projeto Líderes Inspiradores será lançado no dia 12 de setembro e tem a missão de formar jovens lideres para ajudar outros jovens da região.

Fundação Rotária – Vitor explica que a iniciativa terá subsidiada pela Fundação Rotária, entidade sem fins lucrativos que recebe contribuições e distribui fundos para apoiar programas humanitários e educacionais a serem desenvolvidos pelos Rotary Clubs e pelos distritos rotários.

“Cada dólar contribuído à Fundação Rotária ajuda a financiar seus programas humanitários, educacionais e culturais, além dos custos operacionais. Adoro trabalhar com juventude. Esse projeto é para ensinar a pescar e iremos focar em capacitação e oportunidade”, afirma.

Por causa da pandemia da covid-19, a iniciativa precisou ser adaptada. “O projeto será promovido de forma virtual e irá oferecer capacitação gratuita para o mercado, com cursos como Excel avançado, reforço escolar, inúmeras disciplinas e oficinas. Queremos expandir a visão, mudar o mindset (a mentalidade), mostrar que há um novo mundo. A ideia é inserir os participantes, no mercado ainda durante o projeto”, diz Vitor Prates.

Além disso, o clube busca parceria com a iniciativa privada. Uma autoescola já se comprometeu a doar uma carteira de motorista a cada jovem que estiver no projeto e um salão de beleza irá ajudar a cuidar da aparência dos jovens. “Também estamos correndo atrás para conseguir cestas básicas para as famílias desses jovens”. Outra proposta é buscar recolocação para os pais dos adolescentes que perderam o emprego durante a pandemia.

Paralelo ao projeto, o Rotary Club de São Mateus não descuida da base humanitária fundamentada nos pilares saúde, saneamento e social. Neste primeiro mês na presidência, já foram realizadas ações como feijoada beneficente, arrecadação e doação de cadeiras de rodas, entre outras.

Pandemia – Sobre a atual crise, Vitor deixa uma mensagem. “Temos de ter positividade, acreditar sempre que o sol vai brilhar. E se tivermos fé e crermos que o amanhã vai ser melhor, iremos superar tudo isso. No mundo inteiro o Rotary está mobilizado”, afirma Vitor Prates.

O Rotary – Criado por Paul Harris em Chicago (EUA), em 1905, o Rotary está presente em 217 países, atuando por meio de mais de 35 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários. Regionalmente, os clubes estão agrupados em distritos. Tradicionalmente um dos países onde o Rotary é mais forte, o Brasil conta com 2.398 Rotary Clubs e 53.869 rotarianos (dados de maio de 2018). Em São Paulo, são 111 clubes.

Presidente atual do Rotary São Mateus, Victor Prates e sua esposa Abigail Mattos

Leave a reply