Em Busca da Coerência e do Diálogo

0
736

Neste ultimo ano o perfil socioeconômico do País, da cidade de São Paulo e da Zona Leste mudou – e muito. O principal desafio foi o cenário macroeconômico que desestimulou o consumo e a confiança da Classe C, composta por famílias com renda domiciliar total (somando todas as fontes) entre R$ 1.126,00 a R$ 4.854,00.
Os números indicam que ocorreu uma considerável diminuição do consumo; aumento do desemprego; aumento da inflação; crédito escasso, este cenário é consequência de medidas macro econômicas equivocadas , que aumentaram os custos do Estado e desestimularam a geração de emprego, renda e riqueza.
Seguindo esta mesma receita, a CET, a Sptrans e o Secretario de Transportes da Cidade de São Paulo Gilmar Tato, adotaram uma medida, para deixar o cenário ainda mais desafiador no Bairro de São Mateus, para os pequenos, médios e grandes geradores de emprego e renda da Região.
Com a intenção de resgatar, a desgastada i m a g e m d a atual administração municipal, a Secretaria  dos Transportes implantou a proibição de estacionar das 6:00as da manhã as 20:00as no Polo Comercial e intensificou as multas: nos clientes que tentam comprar, nos fornecedores que tentam descarregar, nos prestadores de serviços que tentam trabalhar; o impacto desta medida, foi a queda de 40% do movimento das empresas comerciais de São Mateus, segundo pesquisa realizada pela CDL-São Mateus.
A medida tem como fundamento e justificativa a velocidade do Ônibus na via; não foi apresentado até o momento nenhum estudo de impacto econômico e de emprego, nas diversas reuniões que tratamos do assunto.
Do ponto de vista da mobilidade urbana, a medida seria merecedora de aplausos, se não gerasse, um impacto econômico, tão negativo, no comercio e nos empregos da região.
Vale destacar que o Sub Prefeito de São Mateus, nos recebeu muito bem, mas segundo ele, “nada posso fazer, pois o Tato é teimoso”, oportuno destacar que não se trata de teimosia, nem deste clima de “Fla x Flu”, mas sim em uma oportunidade única de discutirmos de forma séria a mobilidade urbana e a geração de emprego no bairro com harmonia e cooperação.
Tendo esperança de que a coerência e o diálogo prevaleçam, os comerciantes de São Mateus aguardam uma resposta da Administração Municipal.

Marcelo Dória

 

Leave a reply