Rotary Clube São Mateus inaugura Marco Rotário

0
3198

O Rotary Clube São Paulo/ São Mateus inaugurou no dia 23 de fevereiro, após anos de espera, o marco rotatório, um típico monumento símbolo do Rotary muito comum em municípios onde a entidade se faz presente nesses seus 114 anos de existência no Brasil.
Em São Mateus o marco foi instalado em área pública na altura do número 12950 da Avenida Aricanduva e é um indicador de que a entidade valoriza e fortalece os laços da instituição com a localidade. Estiveram presentes a cerimônia: o Governador do Rotary, Dante Galvanese Amato Filho, o presidente do clube local Antônio Carlos Cândido da Silva e esposa Clélia Basílio Senefonte entre outros rotarianos; convidados representantes da Câmara de Diretores Lojistas de SM, empresários, a banda da Guarda Civil Metropolitana autoridades públicas e o vereador Gilson Barreto, além de representantes do outras lojas rotarianas em São Paulo.
Para o vereador Gilson Barreto é o primeiro monumento no bairro e significa preocupação com a comunidade. Para o subprefeito de São Mateus, Roberto Bernal o Rotary Clube é um parceiro que auxilia a municipalidade a atender melhor essa comunidade, trazendo aproximação maior entre ela e a prefeitura. Já para o presidente da Câmara de Diretores Lojistas de SM, Marcelo Doria, o RC contribui com a união da sociedade civil, dos comerciantes e é elemento importante para ajudar ao desenvolvimento sócio econômico sustentável da São Mateus e de parte importante da cidade.
Em ambiente descontraído, tanto no auditório da subprefeitura como aos pés do monumento, o presidente do Rotary Clube SM, Antônio Carlos estava visivelmente emocionado e fez breve discurso, basicamente de agradecimento.
Já o governador Dante Galvanese Amato Filho, Distrito 4430 que congrega diversos Rotarys locais e principal liderança entre os presentes na hierarquia da entidade. “Não apenas pela beleza que o marco impacta. Sua fixação é para que todas as pessoas fiquem sabendo que tem um Rotary assistindo essa comunidade para ajudar a fazer grandes projetos desenvolver a comunidade”.
Em outra oportunidade, no auditório da subprefeitura, Dante Galvanese deu explicações aos presentes sobre o significado do monumento e do Rotary. “O símbolo em questão é uma representação de uma engrenagem que representa força e é composta de 24 dentes e 06 hastes. Os 24 dentes significa disponibilidade total, já as seis hastes representam a família, o compromisso com o cumprimento dos deveres, a amizade, a profissão e a ética profissional, o respeito às normas e princípios religiosos e a cooperação”, resumiu. Já as cores dourado signficam respectivamente a nobreza e a legitimidade de propósitos e o azul do firmamento a elevação dos propósitos, emendou.
Seguiu-se um convite amplo para que os presentes ainda não rotarianos passassem a participar do Rotary Club de São Mateus, caso estivessem afinados com o proposito e depois uma degustação em clima de alegria e realização, principalmente pelos abnegados rotarianos presentes.

Leave a reply