Bate papo com Lucy Mendonça e o sábio Adriano Diogo

0
1194

Grande defensor dos direitos humanos no Brasil, Adriano fez um apanhado de sua trajetória política, falou de privatização, conjuntura política, a ligação histórica com São Mateus e da pré-candidatura a vereador

O programa Bate Papo com Lucy Mendonça recebeu no último dia 23 o ex-deputado estadual e geólogo Adriano Diogo, grande defensor dos direitos humanos no Brasil, que fez um apanhado de sua trajetória política, falou de privatização, conjuntura política, a ligação com São Mateus e da pré-candidatura a vereador nas eleições de 2024. Aos 75 anos e dono de vasta bagagem intelectual e há quase 10 anos sem cargo político, mas ativo na vida pública, conta para a Gazeta São Mateus porque resolveu entrar na disputa novamente.

O Bate Papo é a live semanal promovida nos canais digitais da Gazeta São Mateus, onde personagens da região e da cidade são entrevistados pela diretora e jornalista Lucy Mendonça para comentar temas atuais e de prestação de serviço relacionados ao bairro e ao município.

A relação com o distrito de São Mateus remonta ao ano de 1983, quando Adriano era assistente da prefeita Luiza Erundina na época dos mutirões de moradia popular como o programa Pro Morar. “Foi nesta época que comecei a entender esse país que é São Mateus. Esse é um dos lugares pelo qual mais trabalhei; ajudei a fundar bairros como o Jardim São Francisco e o Jardim da Conquista”, comenta.

Entre as principais lutas, destaca o movimento que resultou no monotrilho, que a princípio era para ser uma estação de metrô para a Vila Prudente (discussão iniciada na gestão do governador Mário Covas) e teve o projeto alterado na gestão do governador José Serra.

As conquistas em infraestrutura urbana na região também se destacam. “Trouxemos pavimentação asfáltica a 360 ruas do Jardim da Conquista através de financiamento internacional. Como secretário de meio ambiente da ex-prefeita Marta Suplicy montamos o planetário do Parque do Carmo, um dos mais modernos do Brasil, e fechamos uma usina de compostagem que virou uma usina de ideias”, cita.

Perguntado sobre a área mais problemática do bairro, aponta o limite entre a capital paulista e a cidade de Santo André no ABC. “Naquela baixada do córrego Oratório é preciso fazer saneamento básico e unificar a área para resolver a situação de extrema pobreza”, aponta.

PRIVATIZAÇÃO DA SABESP

Sobre o projeto do governo estadual de Tarcísio de Freitas (PL) em privatizar a Sabesp, é categórico: “Eles querem privatizar a água, é muito grave, trata-se de um bem, uma commodity, quem mais será penalizado será o povão porque nos bairros mais pobres a água é totalmente subsidiada”, critica. Bastante experiente, pretende retornar à cena política para contribuir na solução de inúmeros problemas em São Mateus e na cidade. “Dá pra fazer política do bem e preciso do apoio do povo de São Mateus para voltar a ajudar este bairro como no passado”, cita.

BIOGRAFIA

Nascido no bairro da Mooca e formado em Geologia pela USP, Adriano sempre esteve envolvido na militância pela democracia e direitos humanos. Começou a militância na década de sessenta, ainda como estudante, exerceu quatro mandatos de Vereador (de 1989 a 2003), ocupando-se especialmente das áreas do meio ambiente, saúde pública, educação, moradia popular e regiões periféricas.

Participou como um dos redatores da Lei Orgânica do Município em Saúde e Meio Ambiente. Em 2004, respondeu como secretário de Verde e Meio Ambiente na gestão Marta Suplicy. Foi eleito deputado estadual em 2002 e reeleito em 2006 e 2010. Foi autor da Lei de Coleta Seletiva de Lixo, da Lei das Piscininhas de combate às enchentes, entre outras leis na área, e membro da Comissão de Direitos Humanos da ALESP, na qual presidiu a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva que investigou e divulgou os crimes cometidos pela ditadura militar no estado, o SOS Racismo e a CPI dos Trotes. Apresentou o projeto de Lei 1.257/2014, que institui o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura no Estado de São Paulo, para criar mecanismos de prevenção e combate a esse crime.

 

Leave a reply