CEU Barro Branco recebe Bebeteca para incentivar desenvolvimento na primeira infância

0
846

Equipamento atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses em espaço seguro, acolhedor e instigante para o desenvolvimento da criança em todas as dimensões: motora, cognitiva, linguagem e socioemocional

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (26) a Bebeteca do CEU Barro Branco, em Cidade Tiradentes, na Zona Leste. O projeto inovador e que estará em mais 38 escolas em toda a cidade no ano que vem, é uma biblioteca destinada a bebês, em que o ambiente acolhedor e os materiais pedagógicos são incentivos ao hábito da leitura e ao desenvolvimento da habilidade cognitiva.

“Aqui as crianças poderão melhorar a coordenação motora, ainda na primeira infância, fazer toda interatividade. As mães podem participar, tios, avós, então é muito legal essa parceria, com a doação da Fundação Bernard Van Leer que iremos ampliar para outros CEUs e equipamentos da educação, que é fundamental”, disse o prefeito Ricardo Nunes ao inaugurar o espaço.

A primeira Bebeteca tem 53 m² e seu espaço é totalmente adaptadoa para as crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. Sua instalação é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a produtora Descobrir Brincando e o Núcleo da Política Municipal Integrada da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE/SGM). A Bebeteca está localizada dentro da Biblioteca do CEU, que é gerido pelo Instituto Baccarelli.

“A Prefeitura de São Paulo entende a importância das aprendizagens ainda na primeira infância e por meio da Bebeteca, pretende ampliar ainda mais as ferramentas para que as crianças se desenvolvam em sua integralidade”, afirma Fernando Padula, secretário municipal de Educação.

A gestão municipal pretende implantar as Bebetecas em todos os Centros Educacionais Unificados (CEUs). Nelas, os bebês e adultos terão um espaço de convivência e aprendizado, com brinquedos, livros e mobiliários apropriados, além da participação de um profissional mediador.

“Estamos empolgadíssimos para receber esse projeto pioneiro no CEU Barro Branco / Cidade Tiradentes”, afirma Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli. “A Bebeteca é um espaço de criação de vínculos, de atenção e carinho, um espaço que as crianças e seus pais podem compartilhar – isso tem tudo a ver com os CEUs, e tudo a ver com o trabalho do Instituto Baccarelli nas 12 unidades dos CEUs que estão sob nossa gestão. Só podemos agradecer à Secretaria Municipal da Educação pela oportunidade.”

O secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Edsom Ortega, destaca a importância do novo espaço, que faz parte das ações da Política Municipal pela Primeira Infância da Cidade de São Paulo: “A Bebeteca é um espaço cuidadosamente pensado e executado para promover o melhor desenvolvimento das nossas crianças e oferecer aos adultos um ambiente propício ao fortalecimento das suas relações com suas crianças. Neste espaço, associamos o saber científico aos aspectos lúdicos”.

Leave a reply