Gazeta São Mateus entrevista o comandante da 2ª CIA do 38 BPM

0
2766

O jornal Gazeta São Mateus entrevistou o capitão Paulo Eduardo Medeiros Freitas, comandante da 2ª Companhia do 38º Batalhão de Polícia Militar (BPM/M) da Cidade Satélite Santa Bárbara. O capitão falou um pouco da atuação à frente da corporação há quase dois anos, além da realização de importantes programas junto à comunidade para prevenir, combater e tentar reduzir os casos de criminalidade.

Antes de assumir o comando da 2ª CIA em São Mateus, Paulo Freitas atuou no 38º BPM/M e no Conselho Permanente de Justiça na Justiça Militar. Morador de Boituva, interior do estado, o comandante nunca havia trabalhado na região de São Mateus, tendo sempre atuado na região de Barueri.

AÇÕES –

“Quando chegamos na companhia já vinha sendo feito um bom trabalho pelo capitão Silva Rosa e demos continuidade incrementando algumas ações em que precisava dar uma melhorada. Cada comandante tem o seu perfil de trabalho e tudo ocorre dentro da norma. Verificamos que a companhia tinha potencial para potencializar alguns programas que já estavam sendo desenvolvidos, mas que precisavam ser fortalecidos, entre os quais a Patrulha Maria da Penha e o Programa Vizinhança Solidária (PVS)”, citou.

O PVS foi criado pela Polícia Militar e instituído por lei pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 2018. “Quando a gente apresenta o programa é via palestra e tem uma norma interna de instrução que regula o processo, a execução e o planejamento para cada comunidade interessada. Os benefícios são a aproximação da polícia com a população, pois criamos grupos de pessoas no bairro que trazem as informações, uma troca de informações e ideias que gera bons resultados”, explica.
São elencados policiais construtores e os moradores tutores que são líderes das ruas, pessoas mais predispostas e conhecedores do local, geralmente moradores mais antigos que sabem de todas as peculiaridades daquela rua. A polícia se integra com esse cidadão que atua como o link entre a corporação e os moradores.

Outra ação importante é o programa Vizinhança Solidária Escolar. “O grupo é composto de professores, diretores, coordenadores e vice-diretores, aliados a policiais militares da ronda escolar, sargentos, capitão comandante, delegado e convidados da sociedade civil, o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança)”, cita o comandante.

PATRULHA MARIA DA PENHA –

O comandante citou ainda a importância de manter o programa Patrulha Maria da Penha em uma região tão populosa como São Mateus, onde infelizmente também ocorrem vários casos de violência doméstica contra a mulher. “A GCM faz um trabalho excelente com a Guardiã Maria a Penha, já a polícia militar ainda está engatinhando nesta área, mas demos o pontapé inicial, com visita solidária, comunitária e fiscalização de medida preventiva, além da parceria com instituições como a Casa da Cidinha e a Casa da Mulher Brasileira. A polícia militar atende a ocorrência e procura dar os devidos encaminhamentos”, disse.

O comandante reconhece que o efetivo atual de 150 policiais não é suficiente para cobrir o bairro em sua totalidade, mas que a equipe tem se empenhado ao máximo para garantir a segurança dos moradores. “Eu não posso ficar justificando problemas, nunca vai ter 100% do efetivo, mas fazemos o melhor com a estrutura que temos hoje”, aponta. Sobre criminalidade na região, o comandante cita que nos dois últimos meses houve um aumento de roubos de veículos, principalmente os estacionados nas ruas, geralmente em condomínios sem garagem onde os moradores são obrigados a deixarem carros e motos do lado de fora.

SERVIÇO – A 2ª CIA do 38º BPM/M fica localizada na Rua Luiz Barbalho Bezerra, 600, Cidade Satélite Santa Bárbara.
Telefones: 190 e 011- 2015-5585.

Leave a reply