Encontro em São Paulo promove capacitação sobre o Conselho Tutelar

0
791

Curso mostra a importância do órgão e apresenta os candidatos e propostas; eleições vão
acontecer em todo Brasil no mês de outubro

No próximo mês de outubro, os 5.570 municípios brasileiros elegem seus conselheiros tutelares para a gestão de 2020/2024. Com a responsabilidade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo. Mas muitas dúvidas ainda surgem sobre as suas atividades. Pensando nisso, o Centro Social Marista Irmão Justino realiza nos próximos dias 4 e 5 de setembro, na Zona Leste de São Paulo, o encontro de capacitação “Conselho tutelar: os desafios da defesa, proteção e articulação”.
O objetivo do curso, que será realizado de forma integrada com os moradores do Jardim Lapena, é fortalecer as informações sobre o Conselho Tutelar, assim como promover a apresentação das propostas dos candidatos ao órgão à comunidade. “Sempre surgem dúvidas a respeito da competência do Conselho Tutelar nas comunidades. A ideia é aproveitar esse momento para esclarecer e refletir sobre a atuação do Conselho, principalmente nas áreas de vulnerabilidade social”, explica a psicóloga do Centro Social Marista Irmão Justino, Regiane Ferreira de Souza.
A formação no dia 4 de setembro será ministrada por Patricia Kelly Ferreira, professora e consultora da Associação de Pesquisadores e Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e ao Adolescente (NECA). No dia 5 os candidatos vão apresentar suas propostas para os membros da rede socioassistencial, formada pelos profissionais da saúde, educação e assistência social da região.
A importância da formação
A eleição dos conselheiros tutelares em todo o País vai acontecer no dia 6 de outubro. Os candidatos de cada região apresentarão, entre outros requisitos, experiência de trabalho social ou voluntário dentro da comunidade. “O processo ainda tem um baixo engajamento da sociedade nas eleições e até no acompanhamento do trabalho durante a gestão. Por isso, promover encontros sobre o tema é conscientizar ainda mais sobre os deveres do órgão”, reforça a diretora do Centro Social Marista Irmão Justino, Sheila Pomilho.

Leave a reply