Inverno em SP se despede com temperaturas acima da média

0
899

Primavera começa na madrugada desta segunda-feira (23). Setembro registrou temperatura recorde dos últimos 58 anos.

O inverno deste ano, que termina na madrugada desta segunda-feira (23), registrou temperaturas acima da média histórica em São Paulo, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A média das temperaturas máximas ficou em 24,6 ºC, valor que é um grau acima da média histórica medida entre 1961 e 2018.

A maior temperatura registrada no inverno foi de 35,9 °C, que empatou com o registro de maior temperatura do ano, de fevereiro. Além disso, essa temperatura bateu o recorde para um mês de setembro dos últimos 58 anos.

A menor temperatura registrada na capital foi de 6,5 ºC, no dia 7 de julho. Foi também o dia mais frio do ano.

O volume de chuvas foi cerca de 50% maior que a média. O que contribuiu para esse aumento foi um forte evento de precipitação que aconteceu no início de julho. Na estação meteorológica do Mirante de Santana, zona norte da capital, o acumulado de chuva no dia 5 foi de 123,6 mm, recorde da série histórica que contabiliza os últimos 76 anos.

Primavera

A primavera deste ano tem início às 4h50 desta segunda-feira.

De acordo com o Inmet, a previsão é de que seja uma primavera com regime de chuva próximo da média no estado, podendo ter índices maiores em áreas isoladas do centro-sul e sudeste. Já as temperaturas devem ficar entre normal e ligeiramente acima da média.

Leave a reply