Passageiros relatam filas e lotação após SP retirar ônibus das ruas devido à quarentena de coronavírus

0
2686

Prefeitura retirou 7 mil ônibus das ruas após queda da demanda, mas anunciou que colocará 151 de volta às operações.

Moradores da cidade de São Paulo relatam ônibus lotados e filas que variam entre 45 minutos e uma hora de espera para embarque em terminais na Zona Sul de São Paulo, após a Prefeitura da capital decidir retirar mais de 7 mil ônibus das ruas (metade da frota), devido à redução do número de passageiros na cidade por causa da quarentena imposta pelo coronavírus.

A retirada dos ônibus das ruas ocorreu desde o fim de semana, após a Prefeitura anunciar que 6,75 milhões de pessoas deixaram de circular na cidade devido ao pedido de isolamento social para evitar a propagação do coronavírus.

Em tempos normais, cerca de 15 mil ônibus rodam pelas ruas da cidade, mas a Prefeitura já retirou mais de 45% da frota das ruas. A gestão municipal afirmou que a demanda caiu 75% desde 13 de março.

Na manhã desta terça-feira (31), porém, passageiros aguardavam mais de uma hora no terminal Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo, por um ônibus com sentido a áreas centrais e também na Zona Sul da região.

Passageiros, como a Elza, relatavam que já esperavam há 45 minutos por um ônibus, que saía lotado da estação. As reclamações se repetem nas redes sociais, onde passageiros postam fotos reclamando de superlotação dos ônibus e na tentativa de evitar contatos aglomerações nesta dificuldade.

Devido ao aumento das reclamações, a Prefeitura anunciou que vai colocar mais 151 ônibus em operação a partir desta terça-feira (31).

Quarentena

Prefeitura iniciou gradualmente a redução do transporte municipal desde o dia 13 de março, incentivando medidas de isolamento social para que se evite a propagação do vírus. Desde a terça-feira (24), há uma quarentena determinada pelo governo estadual em todo o estado de São Paulo. Apenas supermercados, farmácias e serviços essenciais podem abrir.

Veja os números na queda da demanda de passageiros de ônibus na capital:

  • Dia 13 – sexta-feira – Redução de 8%
  • Dia 16 – segunda-feira – Redução de 15%
  • Dia 17 – terça-feira – Redução de 23%
  • Dia 18 – quarta-feira – Redução de 35%
  • Dia 19 – quinta-feira – Redução de 45%
  • Dia 20 – sexta-feira – Redução de 55%
  • Dia 21 – sábado – Redução de 60% (em relação ao dia 29/02 – sábado)
  • Dia 22 – domingo – Redução de 62% (Em relação ao dia 01/03 – domingo)
  • Dia 23 – segunda-feira – Redução de 70%
  • Dia 24 – terça-feira – Redução de 75%

Leave a reply