Polícia Civil prende integrante de facção criminosa na Capital

0
6135

O homem é investigado por diversos homicídios na zona leste da cidade de São Paulo

A  Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (30), um importante integrante de uma facção criminosa, acusado de diversos homicídios ocorridos na zona leste da Capital. Ele foi preso na casa onde mora, no Jardim Adriane na cidade de Itaquaquecetuba, região metropolitana de São Paulo.

A Equipe de Intervenção Estratégica (EIE), da 8ª Delegacia Seccional de Polícia, investigava o suspeito há cerca de três meses. “As apurações começaram a partir da interceptação, feita pelo Ministério Público, de um bilhete de integração do grupo, com ordem para atentado contra autoridades”, explicou o delegado Helio Bressan.

Nesta manhã, os agentes da EIE cumpriram o mandado de prisão, com apoio de um helicóptero do Serviço Aerotático (SAT) da Polícia Civil. De acordo com o delegado Carlos Alberto da Cunha, o local foi cercado pelos policiais, que fizeram campana permanente desde a tarde de ontem, até conseguir capturar o homem.

“A casa era de esquina, o que dificultava a ação policial. Além disso, durante a invasão, também tivemos que conter dois cachorros da raça pitbul. Tivemos a preocupação de levar um especialista e fizemos os cães consumirem uma salsicha com sonífero. Então, eles dormiram e não teve nenhum tipo de lesão aos animais”, detalhou Cunha.

Segundo Bressan, a ação foi pensada para que não houvesse feridos. “No dia anterior, nós recebemos a informação de que ele não se entregaria e revidaria qualquer ação policial. Então, planejamos toda a operação e conseguimos detê-lo sem que fosse preciso nenhum disparo dentro do imóvel, cumprindo o nosso objetivo”, contou

Segundo apurado, o homem detido, de 29 anos, era o membro da organização que tinha por responsabilidade a disciplina na zona leste de São Paulo. De acordo com o delegado Carlos da Cunha, o nome do cargo dele dentro facção é ‘geral’, sendo que todos os ‘disciplinas’ se reportavam a ele.

O homem é acusado de participação em “tribunais do crime”, que possuem normas e procedimentos semelhantes aos de um júri comum. Estima-se que ele esteja envolvido em pelo menos 50 homicídios, além disso, ele confessou ser responsável pelo tráfico de drogas na zona leste de São Paulo.

A Polícia Civil acredita que, a partir desta prisão, inúmeros casos de desaparecimento possam ser esclarecidos. As investigações prosseguem.

 

 

Leave a reply