Prefeitura avança na regularização fundiária da Vila Bela

0
602

Parlamentar trabalha há décadas pela legalização de lotes do bairro Luta antiga do Vereador Gilson Barreto

Com participação do vereador Gilson Barreto, a Secretaria Municipal da Habitação, a Cohab-SP, a Defesa Civil e a Subprefeitura São Mateus fizeram em 7 de março uma reunião para acelerar a regularização fundiária da Vila Bela. “Fiz questão de acompanhar e participar e me dispus a ajudar em tudo o que for necessário. Já estão sendo realizadas obras de canalização de córregos para eliminar pontos de enchentes e desbarrancamento das margens”, afirma o parlamentar. “Ótimo trabalho do prefeito Ricardo Nunes, do secretário municipal da Habitação, Milton Vieira, e do presidente da Cohab, João Cury”, elogia.

A regularização fundiária da Vila Bela é uma luta antiga do vereador Gilson Barreto. Desde o início ele deu apoio às famílias que se instalaram nessa área. “Fiz questão de acompanhar a implantação de benfeitorias como redes de luz, água, esgoto e abertura de escolas e agências dos correios, entre outras, além de obras de pavimentação, drenagem e outros benefícios”, lembra Barreto. “No governo da prefeita Luiza Erundina, intermediei conversas com a administração para que as famílias do Jardim da Conquista pudessem ter a sua casa própria. Vieram as ruas, a água, a linha de ônibus. Diversas vilas foram se formando de maneira ordeira e organizada na Vila Bela, Terceira Divisão, Recanto Verde-Sol, Parque das Flores e outras regiões”, explica.

“Na Fazenda da Juta, batalhei pela regularização de moradias para 1.024 famílias, quando muitos outros políticos alegavam que não poderiam melhorar a região, já que as residências eram irregulares”, acrescenta.

“Assim tem sido ao longo de todos esses anos, com as reuniões do movimento habitacional, o apoio à construção em vários bairros, a inclusão no Zoneamento de 13% do território do município para casas e apartamentos populares, a Lei 17.474/20, que cria lotes urbanizados para famílias de baixa renda, a aprovação da Lei 17.734/22, que autoriza a regularização fundiária para garantir os direitos de milhares de famílias que vivem em áreas que não são reconhecidas pelo poder público”.
Em fevereiro de 2022, o vereador Gilson Barreto foi à Vila Bela com o secretário da habitação, João Farias, para fazer vistorias no bairro. “Estamos avançando com a Prefeitura no processo de regularização fundiária dessa região para garantir moradia às suas mais de 6 mil famílias”, afirmou na época. “Um passo importante para isso é a realização de obras de infra-estrutura, como a pavimentação das ruas e a construção de guias e sarjetas”, explicou. “As famílias têm garantia judicial de posse definitiva da área”, enfatizou o secretário Farias, que garantiu que a prefeitura buscaria alternativas para realizar a regularização do loteamento.

Na época, o vereador também buscou apoio do secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi. “A Rua Peramirim está com muitos buracos. Conversei com o secretário e ele de pronto mandou sua equipe ao local e autorizou a construção de urgência de guias e sarjetas para poder asfaltá-la e assim regularizarmos a área. Temos essa garantia da Prefeitura, é uma batalha antiga do nosso mandato”, destacou na ocasião.

“Continuo empenhado em realizar esse sonho antigo dos moradores da Vila Bela. Esse é o meu compromisso”, salientou Gilson Barreto, que destacou as ações de líderes locais, da comunidade e de diversas entidades como a ONG da Área Social do Parque das Flores, presidida por José Henrique de Jesus.

Leave a reply