Vereador de SP quer criar comitê para ajudar moradores do entorno do Polo Petroquímico do ABC a resolver problemas com a puluição

0
2994

Vizinhos ao Polo em Mauá, os bairros Parque São Rafael e São Mateus têm sofrido com os efeitos da poluição proveniente de detritos liberados no ar pelas indústrias.

 

O vereador Alessandro Guedes (PT), vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo, quer criar comitê para apurar os impactos causados por detritos liberados no ar pelas indústrias do Polo Petroquímico do ABC, em Mauá, nos bairros Parque São Rafael, São Mateus, Jd. Elizabeth e Rodolfo Pirani na Zona Leste, divisa com Mauá.

O parlamentar, que promoveu uma audiência pública virtual no último dia 29 para ouvir especialistas de saúde, ambientalistas e representantes dos moradores da região afetada, vai convocar os responsáveis pelas empresas a dar esclarecimentos. Também participaram da audiência integrantes da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e o vereador Ricardo Alvarez (PSOL), de Santo André.

Novo estudo – Alessandro acredita que é necessário um novo estudo, além da pesquisa da endocrinologista Maria Ângela Zaccarelli Marino, para nortear as ações do grupo de trabalho. A médica foi a palestrante da audiência por ser autora da pesquisa que detectou alta incidência de casos de Tireoide de Hashimoto (tireoidite crônica aguda), doença autoimune que causa distúrbios na glândula da tireoide, podendo evoluir inclusive em alguns casos para o câncer.

Outro ponto é a parceria com os legislativos de Santo André e Mauá. Os moradores reclamam ainda de uma constante fuligem preta invadindo os imóveis, muito mau cheiro e ruído ensurdecedor.

“Pretendemos buscar recursos junto ao governo estadual para financiar um novo estudo. É necessário averiguar de forma mais detalhada os impactos da poluição gerada pelas indústrias e as consequências para pessoas, animais e meio ambiente. Afinal, esse Polo é muito importante para as duas cidades (Mauá e Santo André), pois emprega mais de 13 mil trabalhadores e contribui no desenvolvimento econômico. Mas precisa haver uma alternativa sustentável que unifique emprego, saúde e meio ambiente”, cita.

Polo Petroquímico – O Polo é formado por 16 empresas que alimentam centenas de indústrias químicas e plásticas espalhadas por toda a região. Do processamento de produtos como etileno, propileno, polietileno, entre outros, provém 66% da arrecadação de ICMS de Mauá e 36% da arrecadação de Santo André.

Leave a reply