Feira Cultural no Educandário Dos Anjos

0
1591

O Educandário Dos Anjos, realizou no dia 10 de novembro a sua tradicional Feira Cultural. Um evento de porte considerável, aberto ao público em geral, com exposições de materiais, explanações dos estudantes, instalações, cenários e apresentações artísticas. Os organizadores do evento estimam que o colégio recebeu cerca de 5000 visitantes, entre os quais, grande parte declarou encantamento pela experiência oferecida durante a visitação, o ganho cultural e as horas de descontração foram os pontos mais destacados entre os frequentadores, que também apontaram a excelente recepção oferecida pelos estudantes da instituição.
Nesta versão a mostra teve como tema motor os idiomas espanhol e inglês. Sob o título Feira Cultural Spanglish (combinação das palavras español e English), o projeto visava articular as duas línguas de modo a evidenciar o alcance da forma de expressão que caracteriza os povos que possuem essas duas línguas pátrias.
Partindo da premissa de que a língua pátria é a expressão da consciência de uma coletividade, os estudantes foram convidados a pesquisar e compartilhar aspectos culturais de países que se enquadram no tema. Comportamentos, costumes, hábitos, enfim todos os elementos que unificam uma nação. A proposta da ação foi de promover um debate com encontros entre passado e presente, história, política e manifestações artísticas das regiões exploradas. A atenção à interdisciplinaridade no projeto visava, além das questões mencionadas anteriormente, reforçar a satisfação pelo aprendizado das duas línguas, bem como a sua necessidade na atualidade.
As turmas, com seus conteúdos específicos tinham a responsabilidade de expor, de modo claro seu subtema, objetivo alcançado com detalhes que impressionaram até os visitantes mais exigentes.
A recepção ficou por conta dos jovens do terceiro ano do Ensino Médio, que com competência, logo na entrada do evento, traduziam o caráter de toda mostra. Foi criado um cenário de aeroporto, numa alusão ao slogam do evento – ”Embarque conosco nesta viagem cultural!”. Os alunos atuaram como profissionais, se transformaram numa equipe de atendimento para embarque, com direito a policiais federais, comissárias de bordo, recepcionistas de guichês para check-in, seguranças, ou seja, a aura de jornada foi estabelecida logo no início.
A Educação Infantil tratou de alimentação, significado das cores e brincadeiras. Os pequenos deram um show nas apresentações de suas teses.
O Ensino Fundamental I se expressou sobre pontos turísticos e cultura popular nas áreas da música, artes cênicas e artes plásticas, apresentando e estimulando no visitante o interesse por personagens como Mafalda, Chaves e protagonistas da Walt Disney, por exemplo, para além da superficialidade como são costumeiramente conhecidos. Também foram lembrados artistas de grande projeção como Michael Jackson, Madonna, Shakira, entre outros. A exposição das releituras de obras realizadas pelos alunos do segmento, foram muito aplaudidas pelo público.
O Ensino Fundamental II e os 1º e 2º Ano do Ensino Médio deram conta de explanar sobre esportes, literatura, economia, turismo e culinária. As grandes festas culturais e religiosas também foram exploradas, como o Halloween (EUA) e a Dia dos Mortos (México).
Em meio ao público passeavam um toureiro e um soldado inglês, personagens personificados por dois artistas performáticos talentosos com figurino de primeira e de uma simpatia ímpar, dispostos a todo momento para fotos com os visitantes.
No palco, localizado na quadra do colégio, foram realizadas diversas apresentações. Os vencedores do Show de Talentos (concurso realizado durante as comemorações da Semana da Criança) reapresentaram seus números artísticos e receberam sua premiação. O 5º ano fez um acústico com instrumentos de corda e percursão, num pot-pourri de músicas nos dois idiomas. Alunos do 6º apresentaram uma dança tradicional de cultura espanhola. As turmas do 7º e 8º ano apresentaram uma performance em homenagem ao seriado Chaves. Os alunos do 9º ano, levantaram o público com a coreografia do inesquecível clipe Thriller, de Michael Jackson. Houve uma apresentação profissional da professora de ballet, Isabele – “Uma Dança Espanhola” e do grupo de dança da Academia Fitness. Ainda no palco, ocorreram as premiações dos vencedores das Olimpíadas de Língua Portuguesa, Olimpíadas de Matemática, Torneio de Xadrez, campeonato de Educação Física e a finalização do projeto Eleições EDA. No intervalo das apresentações foram sorteados diversos prêmios, os itens foram oferecidos pelos comerciantes e prestadores de serviços parceiros do colégio que tiveram também a oportunidade de expor e vender seus produtos em stands instalados no pátio durante a feira.
Há 23 anos na região, a escola é referência não somente no bairro em que situa-se fisicamente, mas também nas localidades vizinhas. A consolidação do projeto que desempenha na região é fruto de investimentos constantes na infraestrutura e na capacitação e valorização de funcionários. A escola conta com biblioteca, laboratório, piscina, playground, quadra poliesportiva, ateliê de artes, sala de xadrez. Além das disciplinas normativas previstas para cada série, os alunos podem se distribuir em cursos extracurriculares como o ballet, a fanfarra, o karatê, a natação e o xadrez.
De acordo com a mantenedora do colégio, a senhora Joelma A. Pedro: “A escola é um lugar de ação. O aluno é o protagonista que constantemente deve ser estimulado a participar ativamente do seu próprio processo de aprendizagem”, com esta percepção, num sinal de energia, já indica o próximo evento, a Cantata de Natal, no dia 18/12, estendendo o convite a todos.

Leave a reply