Passeio sustentável com seu cão

0
831

Brasil é o 4º no ranking de donos de bichos de estimação.
Os dados são um pouco antigos, mas ainda são bem válidos: segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), além de o Brasil ser o 4º país no mundo com mais animais de estimação, com 132 milhões, o pet que vence o ranking interno são os cachorros: 52,2 da população contam com o melhor amigo do homem em suas casas. Para comparar, no mundo, os cães ocupam a segunda posição, perdendo para peixes. O que nos dá o 2º lugar no ranking mundial de cachorros como animais de estimação. Os dados são de 2013. Por isto, implementar um passeio sustentável é importante: imagine a quantidade de resíduos que nossos camaradas caninos produzem? Muito.
Passeio sustentável: veja verde, seja consciente
1. Recolha o cocô do seu pet!
Pode parecer simples, uma dica já batida, pode ser passível de multa, mas infelizmente muitos ainda não levam sacolinhas para recolher e descartar os excrementos de seus cachorros. E não é porque é algo “orgânico” que pode ficar na rua à céu aberto: a maior parte das nossas cidades são revestidas com asfalto, portanto, o solo não absorverá nada e nem virará adubo ou fertilizante (algumas pessoas usam isto como justificativa). E vamos lá: ninguém merece o cheiro, não é?
Só que nem é por estética ou odor: imagine uma rua movimentada onde várias pessoas passeiam com seus cachorros. Agora visualize as “cacas” lá, sem recolhimento. E de um lindo dia, o tempo virou e a chuva começa a cair. Todo aquele dejeto será levado pela água, chegando em N possíveis lugares, inclusive seu quintal…
O cocô de cachorro tem bactérias e parasitas nocivos que podem causar doenças (calma, ninguém está falando que seu cachorro está doente, mas pode acontecer), concentrações altas de nitrogênio e fósforo que, em grande quantidade, podem contaminar rios causando proliferação de algas e redução dos níveis de oxigênio, afetando a vida aquática, por exemplo.
2. Reutilize as sacolas plásticas
A caminhada é longa, seu cachorro costuma evacuar mais de uma vez durante o trajeto? Economize as sacolinhas usando uma para mais de um momento. Usou a primeira vez? Faça um nó e, quando for precisar de novo, use a mesma sacola. Veja:
*Reprodução do passo a passo A FAZER.
3. Reutilize as sacolas plásticas: de novo
Sacolinhas de mercado, da feira, de alguma compra, de pão, até mesmo jornais. Pode também comprar sacolinhas específicas para isto biodegradáveis. E se for corajoso pode tentar as sacolas de tecidos laváveis. Seu passeio sustentável está quase lá!
4. Descarte corretamente
Não jogue suas sacolinhas em qualquer lixeira ou qualquer lugar. Pode usar para compostagem, porém, não é a mesma feita para sua horta, por ser muito ácida para o solo (além dos motivos mostrados no primeiro item). Se optar pela compostagem será necessário fazer separado.

Leave a reply