Semana Mundial da Amamentação em São Mateus

0
707

1° de agosto marca o dia mundial da amamentação, sendo reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela UNICEF, é realizada anualmente e conta com a participação de 120 países. Neste ano o tema é “Proteger a Amamentação: Construindo Alianças sem Conflitos de Interesse!”. No Brasil, o evento é realizado pelo Ministério da Saúde com a participação de Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Conselhos de Pediatria e ONGs.
Nesta 25ª Semana Mundial da Amamentação, a Secretaria Técnica de Saúde São Mateus estipulou uma série de atividades voltadas para a amamentação. Dentro das UBS (Unidade Básicas de Saúde) em toda região de São Mateus, a ação escolhida foi uma gincana, realizada no período de 20/06/2017 a 01/08/2017.
As unidades participantes tinham que apresentar as tarefas realizadas ate o dia 20/07, que consistiam em: visitar estabelecimentos (farmácias e mercados) e convidá-los da campanha, arrecadação de bicos, chupetas e mamadeiras, decorar a unidade com o tema da Semana Mundial da Amamentação e a readequação de estabelecimento ao NBCAL – Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras.
A região de São Mateus é conhecida por ser pioneira em Aleitamento Materno, a série de intervenções e gincanas teve encerramento na sexta-feira, 04/08, na Igreja Assembléia de Deus, Avenida Mateo Bei, reunindo moradores da região, em especial mães, que estão em período de aleitamento.
O evento contou com a presença da Supervisão Técnica de São Mateus, supervisão de saúde, farmacêuticos, do Prefeito Regional e do Conselho de Saúde da cidade de São Paulo. Durante a palestra, foi ressaltada a importância do aleitamento até os dois anos de idade da criança, do cuidado ao utilizar chupetas e mamadeiras que possam comprometer a saúde do bebê.
No final da cerimônia foram anunciadas as unidades vencedoras, bem como homenagens aos representantes das farmácias e estabelecimento que se readequaram conforme as orientações com base na NBCAL.

Leave a reply