Agora o nome é UBS São Mateus Nair Rezende

0
2285

Com a presença de 150 pessoas, foi realizada na sexta-feira, dia 13, a solenidade na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Mateus, que passou a incorporar o nome de Nair Alves Rezende Norimbeni.

A iniciativa é do mandato da vereadora Juliana Cardoso (PT). Junto com familiares, amigos, religiosos e funcionários da Ação Social São Mateus e de unidades de saúde da região, a vereadora descortinou a placa com a nova denominação.

Dona Nair, como era conhecida, foi militante do Movimento Popular de Saúde. Ela faleceu em janeiro de 2017. Esteve presente nas lutas pela implantação do Hospital São Mateus e no fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde).

Como líder comunitária, fez parte das mobilizações por equipamentos como postos de saúde, creches e escolas. Além disso, na década de 90 se destacou como líder do movimento contra a implantação de incineradores em São Mateus, projeto do então prefeito Maluf.

No interior de São Paulo enfrentou enormes dificuldades para estudar diante das precárias condições financeiras de sua família. Para isso caminhava diariamente 6 km até a escola. Teve que abandonar a escola para ajudar em casa. Nair tinha sete irmãos (sendo ela a mais velha).

Mais tarde conheceu Onivaldo com quem se casou, veio para São Paulo, onde teve seus três filhos. Trabalhou em fábrica têxtil e foi vendedora nas ruas. Começou a se envolver em várias lutas ao trabalhar numa creche. Também foi servidora pública concursada da saúde na cidade.
Católica da Paróquia de São Mateus, sempre estava presente nos abrigos e nas escolas, tendo presidido a entidade Obra Social de São Mateus.

“Com Dona Nair aprendemos que todos são iguais em seus direitos”, declarou a vereadora Juliana Cardoso. “Ela liderou os 40 ônibus que saíram lotados daqui rumo a Brasília para pressionar o governo por verba para construção do Hospital de São Mateus. Nossa homenagem é sincera, vem do fundo do coração e com muito carinho”.

Durante a solenidade Padre Lauro que, por 12 anos, foi pároco da Igreja de São Mateus, fez a benção religiosa. Militantes históricos e representantes da Supervisão de Saúde da região, assim como da Obra Social da região fizeram uso da palavra, enaltecendo as lutas da homenageada.

Por Juliana Cardoso
Vereadora

Leave a reply