Delegado Titular do 49° DP fala da segurança na região de São Mateus e seus distritos

0
5102

Em entrevista ao GSM, Dr. Leandro Resende Rangel explica sua atuação nesse período de um ano e meio

GSM – O senhor chegou a essa delegacia em fevereiro 2021 onde se concentra uma grande quantidade de ocorrências devido à proximidade com Santo André e São Bernardo, no ABC paulista e adjacências. Como está a situação?

Dr. Leandro – O 49º DP é a delegacia de maior volume de trabalho pelo tamanho da região atendida; além da própria área do 49º, cobrimos as áreas do 55° DP (Cidade Tiradentes) e do 54º DP (Parque São Rafael) em casos de prisões.

Dr. Leandro – Segundo Fabio Celestino presidente do Conseg , só na área do 49° DP contamos com mais de um milhão de habitantes, inúmeras invasões . O atual governo abriu concurso, recebemos novos policiais, há seleções em aberto. Os aprovados tomam posse em 2023. Já recebi delegados e investigadores desde que assumi, estamos tentando recompor quadros.

Dr. Leandro – No ano passado, com a pandemia as pessoas ficaram mais reclusas em casa, agora que a vida está voltando ao normal temos um grande número de crime ao patrimônio. Atuamos a fim de esclarecer e prender os autores dos delitos, também há um preventivo especializado para tentar diminuir a quantidade de violações. A Polícia Civil tem promovido diversas operações Sufoco , o problema não é só dessa região.

GSM – O que vemos é a polícia prender e a justiça mandar soltar. Não é desanimador?

Dr. Leandro – Quando eu consigo esclarecer um crime me sinto com o dever cumprido. O que ocorre? O juiz analisa juridicamente. Ele vê se o trabalho que o delegado fez foi perfeito, se aquela prisão foi efetuada dentro do que determina a lei. Porém por critérios que a justiça estabelece, eles entendem que aquela pessoa pode responder ao processo em liberdade.

GSM – Qual é a principal ocorrência atualmente em nosso distrito?

Dr. Leandro – É o roubo de aparelho celular. Por que se rouba tanto celular? Porque é fácil de vender. Também tem um componente: a população precisa parar de comprar telefone sem procedência. A pessoa que comprar pode ser responsabilizada criminalmente por receptação, muito cuidado a bolsa e com os furtos.

GSM – Há muitos casos de violência doméstica em São Mateus?

Dr. Leandro – Essa é uma grande preocupação. Evoluímos no tratamento e cuidado com as vítimas de violência doméstica. Hoje, quando a vítima faz um boletim pela internet durante o período noturno e final de semana, a Delegacia de Defesa da Mulher em São Mateus já faz contato com a vitima . Se for em dia útil, as delegacias da área entram em contato com ela para que possamos prestar o auxílio que necessitar naquele momento.

Tomar muito cuidado com as crianças os abusos infantis acontece geralmente em casa .

GSM – É difícil descobrir esses golpistas?

Dr. Leandro – Sim, porque normalmente são contas digitais abertas com documentos falsos. Outra modalidade de estelionato comum é a triangulação, geralmente se dá por meio de anúncios de venda de veículo, ficar sempre atentos , desconfiar de negócios fácil.

GSM – De um modo geral, a nossa região é muito violenta?

Dr. Leandro – Não é muito diferente de outras regiões periféricas. Atuei aqui há 15 anos e a criminalidade era pior. A situação melhorou bastante. Uma coisa muito importante é que todos que forem vítimas de crime registrem boletim de ocorrência.

A internet facilitou o acesso ao registro feito pela delegacia eletrônica; esse registro dá indicativos importantes, pois serve para a Polícia Militar fazer o patrulhamento ostensivo e saber quais as regiões com o maior número de delitos e dar maior atenção; também vamos poder investigar melhor. Estamos também fazendo um trabalho de investigação e de prevenção em relação a roubo de carga. Já conseguimos uma redução.

GSM – Quais os cuidados que a população precisa ter?

Dr. Leandro – Andar em ruas mais movimentadas e iluminadas, registrar o boletim de ocorrência e não reagir porque nada traz de volta a vida, nenhum bem vale a existência.

GSM – Como anda o boato de massacre nas escolas?

Dr. Leandro – Chegou ao nosso conhecimento por meio do Conseg denúncias de possíveis ameaças em escolas. Estive em algumas instituições e no CEU Alto Alegre, mas era boataria. Conversei com a coordenação do CEU e com o diretor da EMEF, fiz palestras para os alunos que nos deram um retorno positivo. A gente trabalha com a consequência da violência e a causa é a desigualdade social, concentração de renda e falta de oportunidade. As pessoas só vão conseguir acender socialmente e melhorar a sua condição através do estudo, não da pra ficar falando gíria nois foi, nois vais , precisa aprender a falar direto, ate um pedreiro que vai fazer uma casa precisa saber fazer calculo, e aqui na escola que vocês aprendem.

E muito importante á presença da policia nas escolas, sempre que chega alguma informação de violência eu vou pessoalmente conversar com as crianças, entender e ajudar a solucionar o caso, a policia não e inimiga dos jovens.

SERVIÇO
49º DISTRITO POLICIAL DE SÃO MATEUS
Endereço: Av. Ragueb Chohfi, 830 – São Mateus.
29190410 liga 190

Leave a reply