Conheça como funciona o Hospital Dia de São Mateus

0
33514

O Hospital Dia da Rede Hora Certa São Mateus (HD) é uma das três unidades do tipo funcionando na Zona Leste de São Paulo a oferecer consultas e exames especializados além de cirurgias específicas que possam ser feitas com alta ao paciente no mesmo dia. O funcionamento dessas unidades é das 07 às 19hs, explicou Dr. Tiago Nogueira Martins Ferreira gerente da unidade que recebeu a reportagem.
O equipamento substituiu o antigo AMA Especialidades Jardim Tietê II remodelando-o e ampliando para 1.867 metros quadrados. Também o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que funcionava em outra unidade está instalado nesse local junto com o Centro de Diagnóstico e Imagem. O equipamento foi inaugurado em 2016 e finalizou a instalação dos serviços em 2017. Atualmente oferece 20 especialidades em consultas e 15 em exames.
Tiago explica que a porta de entrada para o atendimento das especialidades nos serviços do Hospital Dia é através das unidades básicas de saúde UBS. O (HD) não faz atendimento de urgência, o seu atendimento é todo programado pelas triagens nas unidades com os serviços agendados em consonância com a unidade solicitante e o seu atendimento. No complexo cirúrgico estão disponíveis vários leitos para recuperação pós-anestésica e leitos de enfermaria. Para outros casos não previstos na unidade o (HD) utiliza de forma articulada os serviços de pronto atendimento e o Hospital Geral de São Mateus.
Procedimentos dermatológicos como biopsias, cistos, lesões em peles, pequenas intervenções pediátricas, cirurgias inguinal, umbilical, fimose, vascular e outras um pouco mais complexas são feitas no local. Até mesmo remoção de nódulos em mastologia e ortopédicas de mãos e punhos também. Toda e qualquer procedimento, entretanto, lembra o gerente, são aqueles que obrigatoriamente o paciente possa receber alta no mesmo dia.
Tiago destaca ainda que procedimentos odontológicos que possam ser feitas em um dia apenas, em pessoas com necessidades especiais, em geral, são feitas com anestesia geral e com o acompanhamento de alguns especialistas além do que faz o procedimento em si.
Atualmente a capacidade instalada permite o atendimento por volta de 5 mil pessoas e 12 mil exames/mês e essa demanda tem que ser agendada pelas unidades de saúde pública que estão no sistema, no caso as de São Mateus, Cidade Tiradentes e Guaianases.
A unidade também está sediando um projeto piloto de informatização com a disponibilização em rede de prontuários digitais dos pacientes. “Todo o histórico do paciente está disponível no sistema para ser acessado pelo profissional o que agiliza e melhora o atendimento fim”, explica o gerente.
Durante a conversa com o gerente estavam presentes a enfermeira Patrícia e o farmacêutico Claudio que fazem parte da Supervisão de Saúde de São Mateus , explicaram que o controle de insumos e remédios disponíveis na unidade agora é feito em planilhas específicas em computador o que permite acompanhar melhor a quantidade, prazo de vencimento, excesso ou escassez de determinado insumo. O reconhecimento dos produtos em estoque é feito via leitura de código de barras. Isso impede perda de insumos e melhor controle sobre a oferta e demanda.
Já a enfermeira Patrícia pode esclarecer um suposto boato de que o (HD) seria uma iniciativa para fechamento futuro das AMA´s, equipamento da Secretaria de Saúde de São Paulo. Nada a ver, são atendimentos completamente distintos.
Serviço: Rua Augusto Ferreira Ramos, 9 – Cidade São Mateus, São Paulo – SP, 03947-030

Leave a reply